Vacinação antirrábica continua nesta quinta e sexta

11/07/2018 12:16:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Ana Chaffin/Arquivo Secom

Vacinação para cães e gatos será realizada nesta quinta-feira na praça do Maringá e na Escola Municipal Lions, no bairro da Glória

Agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria de Saúde, continuam a vacinar cães e gatos em diversos bairros da cidade. Nesta quinta-feira (12), a imunização ocorrerá na praça do Maringá, de 9h às 16h e na Escola Municipal Lions, no bairro da Glória, das 9h às 12h. Na sexta-feira (13) a ação será promovida no campo de futebol do Novo Horizonte, das 9h às 16h.

Até esta semana foram vacinados cerca de oito mil animais, entre cães e gatos, sempre a partir dos cinco meses de vida. A antirrábica é a principal forma de controlar a doença, que mata tanto seres humanos quanto animais.

A raiva é uma doença infecciosa que afeta os mamíferos. É causada por um vírus que se instala e multiplica primeiro nos nervos periféricos e depois no sistema nervoso central. A transmissão acontece do animal infectado para o sadio por meio de contato da saliva, por mordedura, lambida em feridas abertas, mucosas ou arranhões.

Em caso de mordida ou arranhão feita por animal, a recomendação é lavar bem a ferida com água e sabão ou detergente, a fim de remover a saliva; deixar o ferimento descoberto e não fazer curativo; procurar imediatamente um Centro de Saúde para tratamento preventivo da raiva, mesmo que o cão seja vacinado e se apresentar aparentemente sadio; observar rigorosamente a orientação do médico e não interromper o tratamento sem autorização do mesmo.

Mais informações sobre o assunto, o cidadão poderá entrar em contato pelo telefone 0800 022 6461 ou pelo email ccz@yahoo.com.br. Na segunda-feira (9), a vacinação foi no Riviera Fluminense.