Vacinação contra a Gripe é prorrogada até o dia cinco

22/05/2015 16:35:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Ana Chaffin

Em Macaé, 55% da meta foi atingida

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe foi prorrogada até o dia cinco de junho, segundo determinação do Ministério da Saúde. A previsão anterior era que a campanha terminasse nesta sexta-feira (22). A vacina, aplicada gratuitamente, está disponível em 34 postos que incluem a área urbana e rural de Macaé.

Segundo a gerente de Imunização, Cláudia Campanati, os números da cidade estão superando as expectativas. De acordo com dados do Ministério da Saúde, foram imunizados até agora 38,6% em todo país. Em Macaé, já foram contabilizados 55,50% do grupo prioritário, um total de 22.956 doses aplicadas.

No último balanço da secretaria de Saúde, os idosos registraram a maior cobertura, com 64,28% de comparecimento. Gestantes somam 53,15% e puérperas, 50,12%. A campanha ainda tem como público alvo crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores de saúde e portadores de doenças crônicas. "A expectativa é que a meta seja atingida antes do dia cinco de junho", falou Cláudia.

Cláudia lembra que a vacina é um dos meios de prevenir a gripe e suas complicações, além de apresentar um impacto na diminuição das internações hospitalares e da mortalidade evitável. "A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano A (H1N1), A (H3N2) e influenza B", detalhou.