Vacinação contra gripe começa no dia 25 de abril

30/03/2005 11:28:33 - Jornalista:

Terá início no dia 25 de abril a Campanha de Vacinação contra gripe para idosos acima de 60 anos. A Secretaria de Saúde de Macaé disponibilizará a vacina nas Unidades de Saúde e no Programa Saúde da Família. A meta, segundo a Secretaria de Saúde, é vacinar mais de 10 mil pessoas no município.

O secretário de Saúde, Fernando Diogo, lembra que durante muito tempo as campanhas nacionais de vacinação eram voltadas principalmente para crianças, mas nos últimos anos os idosos começaram a merecer também uma atenção especial, com a campanha nacional de vacinação contra a gripe.

Os postos de vacinação irão funcionar das 8h às 17h, menos feriados e fins de semana. O único sábado que haverá vacinação será no dia 30 de abril, no Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas.

“Nossa meta é atingir todos os idosos, sendo esta a classe de pessoas mais vulnerável a doenças, principalmente a gripe, que surge com a mudança do tempo. Para se imunizar, basta o idoso ir a um dos postos ou ao Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas”, disse o secretário.

Exceção – Segundo o Ministério da Saúde não devem tomar a vacina contra influenza os idosos que apresentam:

• reação alérgica após a ingestão de ovo;
• reação alérgica em doses anteriores da vacina ou a alguns de seus componentes;
• síndrome de Guillian-Barré(*), pois a vacina pode reativar a doença;
• problemas neurológicos;
• doenças infecciosas agudas.

(*) Inflamação no sistema nervoso que é a causa mais comum de paralisia em adultos.