Verão requer atenção redobrada no combate ao Aedes

21/10/2016 14:54:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Guga Malheiros

Durante as visitas, os agentes vistoriam e eliminam possíveis locais de criadouros

As ações de combate ao Aedes aegypti em Macaé são contínuas durante o ano todo. No entanto, no verão, as temperaturas elevadas e os períodos de chuvas são condições que aumentam a proliferação do mosquito. Por esta razão, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) intensifica o trabalho com a realização de mutirões dos agentes de endemias por diversos bairros. Na manhã desta sexta-feira (21), a ação aconteceu no bairro de Imbetiba.

O coordenador geral do CCZ, Flávio Paschoal, ressalta a importância desse trabalho e maior atenção dos moradores nesse período do ano. "Esta época é propícia à reprodução do mosquito, por esse motivo, os cuidados devem ser redobrados, principalmente depois que chove. O morador deve ficar atento aos locais com água parada e manter as caixas d´água, entre outros depósitos, devidamente fechados. Quem tem animais domésticos não pode esquecer ainda de lavar diariamente os recipientes de água. Esses pequenos cuidados impedem o surgimento das larvas do mosquito.", orienta.

CCZ em números - Somente neste ano de 2016, até a última semana, cerca de 335 mil residências foram vistoriadas pelos agentes do CCZ. Número quase 40% maior que em 2015, quando foram visitados 232 mil imóveis. "Além das visitas que acontecem diariamente, até o momento, registramos o fechamento de 346 caixas d´água com telas apropriadas; atendemos 754 solicitações da população, além da realização de 67 palestras pela nossa equipe técnica", acrescenta Flávio.

Ação na Imbetiba - O trabalho realizado nos bairros busca ainda a conscientização dos moradores para manterem os cuidados constantes, como faz o senhor João Batista, morador há 39 anos da Imbetiba. "Procuramos manter o nosso quintal limpo e os vasos de plantas livres de água. Cuidamos da nossa casa e seria bom se todos os vizinhos pudessem fazer o mesmo" ressaltou.

Programação da semana - Na próxima semana, de segunda-feira (24) a quinta-feira (27), os trabalhos acontecerão nos bairros Imboassica, São Marcos, Novo Cavaleiros, Praia Campista, Barra de Macaé, Parque Aeroporto e Virgem Santa. A ação também será realizada na Região Serrana, na localidade do Frade.

O controle químico com o carro fumacê será realizado nos bairros Ajuda de Cima, São José do Barreto, Centro II, Imbetiba, Jardim Franco, Miramar, Ajuda de Baixo e Cajueiros. Em caso de ventos fortes e chuva, o trabalho será adiado para uma nova data.

O combate ao mosquito Culex, mais conhecido como pernilongo, também será feito nos canais Macaé, Ajuda de Baixo e Jardim Esperança. Mais informações pelo telefone 0800-022-6461 e o e-mail: cczmacae@yahoo.com.br.


Fotos Relacionadas