Vice-Prefeito visita Centro de Referência ao Diabético

13/04/2005 17:44:17 - Jornalista: Eduardo Lemos

Os pacientes do Centro de Referência ao Diabético da Secretaria de Saúde de Macaé receberam na manhã desta quarta-feira, dia 13, a visita do vice-prefeito Carlos Augusto de Paula, que participou das atividades do projeto Cozinha Feliz.

Na oportunidade o vice-prefeito conheceu as instalações do Centro e falou da importância da descentralização dos trabalhos na área de saúde e a formação de uma equipe multidisciplinar. “Fazer apenas as consultas clínicas e dar os medicamentos não são suficientes para controlar o diabetes. É preciso também uma alimentação equilibrada e a prática regular de atividade física”, disse.

Os pacientes também não pouparam elogios. Eles mostraram-se satisfeitos pela continuidade do trabalho desenvolvido no Centro de Referência ao Diabético. Segundo a assistente social e coordenadora do Centro e do Programa de Controle de Diabetes, Beth Gavazzi, atualmente existem seis mil pessoas cadastradas no programa, distribuídas pelas unidades básicas de saúde e unidades do Programa Saúde da Família.

Ela acrescentou que entre os dias 25 e 29 de abril será realizada a Semana Atitude Saúde, com ações integradas com o Programa Saúde da Família e as secretarias de Educação, Comunicação Social, Trabalho e Renda, MacaéTur, os programas DST/AIDS, Hipertensão e coordenadoria dos Direitos da Mulher.

O evento constará de palestras sobre diversos assuntos, curso de reciclagem, o Projeto Cozinha Feliz, teste de colesterol, pesagem medição da pressão arterial, e teste de glicemia. Para este último a pessoa deve estar em jejum por três horas. “Vamos aproveitar esta semana para comemorar o Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hipertensão, que será em 26 de abril”, falou.

Equipe - O Centro de Referência do Diabetes conta com uma equipe multidisciplinar composta por psicólogo, podólogo, professor de educação física, fisioterapeuta, nutricionista, endocrinologista, assistente social, técnico de enfermagem e pessoal administrativo.

Todas as quartas-feiras são realizadas palestras e o Projeto Cozinha Feliz. As caminhadas são segundas e quartas-feiras, a partir das 7h30 e alongamento terças e quintas-feiras, às 8h.

Dias e horários dos atendimentos:

Alessandra Alegre (nutricionista) quarta-feira – 9h às 12h
Ciro Dias (Téc. de enfermagem) segunda-feira – 8h às 15h e terça, quarta, quinta e sexta-feiras– 8h às 13h
Débora Muniz (Assistente Social) quarta e quinta-feiras – 8h às 18h
Jaqueline Esteves (Podóloga) terça e quarta – 8h às 12h e quinta –8h às 12/ 14h às 18h
Michele Lima (Fisioterapeuta) segunda, quarta, e quinta – 8h às 12h e terça-feira 8h às 12 e 14h às 18h
Paulo Garcia (Endocrinologista) segunda a partir das 15h e quinta a partir das 9h.