Vigilância Sanitária promove palestra para estudantes de Farmácia

18/09/2017 18:02:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: João Barreto

Estudantes de Farmácia conhecem as ações da Vigilância Sanitária

Estudantes do curso de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), localizado na Cidade Universitária, receberam, nesta segunda-feira (18), palestra sobre o "Papel da Vigilância Sanitária" no município. A ideia foi promover a atualização e troca de experiências dos alunos. De acordo com o coordenador de Vigilância Sanitária, Bruno Paes, o órgão atua com ações educativas e normativas que visam reduzir os riscos à saúde da população.

Durante o encontro, os estudantes conheceram as medidas que se aplicam a medicamentos e correspondentes. Para a professora do curso de Farmácia, Danielle Maria dos Santos, a iniciativa é fundamental para os futuros profissionais. "O conhecimento dessas ações mostra a importância do papel educativo que o órgão tem, além de ser um aliado na promoção da saúde", frisou Danielle.

Macaé tem, atualmente, segundo informações da Coordenadoria Especial de Vigilância Sanitária (Covisa), ligada à Secretaria de Saúde, 89 farmácias, sete farmácias de manipulação e sete distribuidoras de medicamentos. Esse setor conta com o programa "Coleta de Medicamentos Vencidos". Em 2015 e 2016, 46 mil caixas foram retiradas com data de vencimento ultrapassada e encaminhadas à destinação final correta. Esses medicamentos, quando descartados incorretamente, podem poluir o meio ambiente e trazer graves problemas à saúde da população. Este ano, de janeiro a junho, o número é de 11 mil caixas.

"A proposta é mostrar que a Vigilância Sanitária cumpre o papel de orientar para não punir. Estamos nos consolidando nos últimos anos como órgão de referência no estado, ampliando nosso papel regulatório e educativo", disse Bruno Paes.

A estudante Mariana Gama, 23 anos, falou sobre a importância do tema. "Desconhecia esse papel educativo do órgão, que é fundamental para os estudantes e a população também", afirmou.

Curso de Farmácia é um dos 11 de graduação no campus UFRJ-Macaé

O curso de Farmácia é um dos 11 de graduação oferecidos pela UFRJ-Macaé e tem duração de 10 períodos, ou seja, cinco anos. É realizado em dois turnos – tarde e noite – com 100 vagas anuais, sendo 50 por semestre letivo. A modalidade é presencial e as vagas são ofertadas pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por meio do Sistema de Seleção Unificada do Ministério de Educação e Cultura (MEC).

Depois dos cinco anos, formam-se os farmacêuticos, profissionais da saúde que trabalham com os fármaco-medicamentos e as análises clínicas, toxicológicas e de alimentos nos aspectos social, científico e tecnológico. Este ano, o curso de Farmácia da UFRJ fez 70 anos no estado e apresentou os avanços, como o processo de expansão na graduação com o curso de Farmácia sendo implantado, em 2008, no campus Macaé, com ênfase profissional direcionada também para as áreas de Ensaios Clínicos, Regulação e Vigilância Sanitária.

Mais informações no telefone (22) 2762-0935, no e-mail: visa@macae.rj.gov.br ou na sede da Coordenadoria Especial de Vigilância Sanitária, que fica na Rua José de Aguiar Franco, 2150, Costa do Sol, Macaé/RJ.


Fotos Relacionadas