Vigilância Sanitária realiza treinamento para comerciantes informais

30/11/2017 14:08:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Ana Chaffin

Comerciantes informais participaram de treinamento

Para promover a qualidade dos produtos, a Secretaria de Saúde, por meio da Coordenadoria Especial de Vigilância Sanitária (Covisa), realizou nesta quinta-feira (30), "Treinamento de boas práticas nos serviços de alimento", para comerciantes informais do município. A ação aconteceu no auditório do Centro Administrativa Luís Osório. A capacitação foi oferecida aos ambulantes já atuantes e os que estão em fase de cadastramento na Coordenadoria Geral de Atividades Econômicas e Posturas.

O coordenador de Vigilância Sanitária, Bruno Paes, explicou que a proposta é informar os padrões de higiene necessários para garantir a segurança alimentar, visando a saúde do consumidor. "A ideia é abordar as regras e medidas que devem ser seguidas pelos trabalhadores que oferecem serviço de alimentação, além dos cuidados na limpeza do local de trabalho e como manusear corretamente os produtos", acrescentou.

A capacitação foi ministrada pela fiscal sanitária da Covisa, Meire Gervásio, e contou com a participação de 40 ambulantes.

"Com a capacitação pretendemos mostrar como oferecer produtos de qualidade, noções de higiene, boas práticas de manipulação de alimentos, descarte adequado de lixo e gordura. O intuito é garantirmos à população que os produtos comprados são de qualidade", frisou Meire.

Para a ambulante Angélica da Silva Schelles, que comercializa água de coco há quatro anos, é importante participar das capacitações. "É um aprendizado para nós que trabalhamos com produtos que influenciam na saúde dos consumidores", afirmou.

Informações, dúvidas, sugestões ou reclamações podem ser solicitadas através do telefone: (22) 2762-0935, e-mail: visa@macae.rj.gov.br, ou na sede da coordenadoria, localizada na Rua José de Aguiar Franco, 2150, no bairro Costa do Sol.


Fotos Relacionadas