VII Caminhada dos Garis acontece nesta quarta-feira

23/08/2005 09:50:06 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Nesta quarta-feira, dia 24, a coordenação do programa Eco Cidadão realizará a VII Caminhada da Limpeza. O evento terá início às 14h, na praça Washington Luiz, percorrerá as ruas do Centro e chegará até a Praça Veríssimo de Mello. Haverá a participação de 600 pessoas. Estudantes, grupos da terceira idade, cegos, artistas e diversos setores da população, além da madrinha dos garis de Macaé, a atriz Elke Maravilha, e o gari Renato Sorriso, estarão presentes na caminhada. O objetivo do acontecimento é lembrar à população a importância da limpeza e a preservação da cidade.

Segundo a coordenadora do programa Eco Cidadão, Marielza Cunha Horta, o evento é legítimo e democrático, convocando toda a população para colaborar com a manutenção da limpeza urbana e incentivando as pessoas a respeitar e a cuidar da cidade, com base nos princípios de responsabilidade compartilhada. “Além disso, os valores ambientais, éticos e humanos são fundamentais para o exercício da cidadania e a transformação social”, explica.

A caminhada é um evento reconhecido pela população macaense e bem acolhido por vários setores da sociedade. Com oito anos de atuação, o programa beneficia comunidades locais através da educação para a limpeza urbana, o consumo consciente, a preservação ambiental e a cultura de solidariedade e paz.

Iniciativa do Programa Eco Cidadão, em parceria com a secretaria municipal de Meio Ambiente, a caminhada também conta com o apoio da Casa Volt, Horti Fruti, Malharia W Silk, Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e o Centro de Informações das Nações Unidas.