VII Dia de Conscientização do Pontal destaca parcerias

23/03/2005 18:45:55 - Jornalista:

Ao término de uma semana de atividades, realizadas de 17 a 23 de março, o VII Dia de Conscientização do Pontal deixou comprovado que a união de forças é a base de qualquer ação bem-sucedida. Coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com apoio da Secretaria Municipal de Educação, o evento, que contribui para a diminuição do aporte de lixo doméstico na Praia da Barra, marcou também o Dia Mundial da Água (22), reunindo mais de três mil alunos das escolas vinculadas à Bacia Hidrográfica do Rio Macaé, além de grupos convidados que interagem com as comunidades ribeirinhas. O Programa de Criança, desenvolvido pela Petrobras, participou do evento pela primeira vez este ano.

- O Dia de Conscientização do Pontal vem se aperfeiçoando a cada ano, inserindo novos componentes, e firmando-se como um importante instrumento no processo de conscientização ambiental – disse o secretário de Meio Ambiente, Fernando Marcelo Tavares, durante o momento especial dedicado aos parceiros do evento, no Dia Mundial da Água (22). A ocasião contou com a presença do vereador Maxuell Vaz e do presidente da MacaéTur, Paulo Longobardi. E ainda, com representantes da Petrobras, Escola de Pescadores, Nupem, Agenda 21 e UFRJ, além do Programa Macaé Cidadão e secretaria municipal de Saúde, através da equipe de Educação em Saúde e do grupo de teatro Grutas.

Nas dependências do Iate Clube de Macaé, onde atualmente funciona a Escola Municipal de Pescadores, oito tendas serviram de palco a um leque de atividades, que inclui a Gincana Ambiental disputada pelos estudantes. O Dia de Conscientização do Pontal elege todos os anos a logomarca que divulga o evento no ano seguinte, como tarefa antecipada da gincana, destacando a autoria da proposta vencedora e a escola correspondente. A garotada aprendeu se divertindo com o muro de escalada, esquetes teatrais e caminhada ao Pontal. Os conhecimentos dos alunos foram enriquecidos ainda com pequenas palestras sobre preservação ambiental.