'Viva Escola Viva' integra escolas nesta quarta-feira

26/04/2017 14:57:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Ana Chaffin

Projeto desperta talentos e une manifestações culturais e artísticas

O projeto "Viva Escola Viva" começou a agitar estudantes da rede municipal. A primeira programação deste ano letivo foi realizada nesta quarta-feira (26), no Ciep Municipal Leonel de Moura Brizola (Barra). Participaram da ação contemplados pelo Centro Municipal de Atendimento Especializado ao Escolar (Cemeaes), estudantes e a comunidade.

A programação tem como objetivo possibilitar à comunidade escolar ações culturais voltadas para o sentimento de pertencimento, visando contribuir com a dinâmica de integração das escolas e redes de conhecimento. De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, o "Viva Escola Viva" tem a proposta de destacar o que a escola faz de melhor em relação à área cultural.

- A programação foi idealizada aos mesmos moldes do 'Viva Praça Viva'. A proposta é contribuir com a dinâmica de integração das escolas, valorizar o trabalho pedagógico e despertar talentos - ressalta.

Arte em foco - Com a quadra lotada, o "Viva Escola Viva" foi marcado por apresentações das bandas da Secretaria de Educação e do Ciep Leonel de Moura Brizola, dança dos alunos do Centro Municipal de Atendimento Especializado ao Escolar (Cemeaes) do Centro, stiletto dance com estudantes do Colégio Maria Letícia Santos Carvalho (Novo Cavaleiros), além de dança indígena com alunos das unidades Ancyra Gonçalves Pimentel (Miramar) e Ciep Darcy Ribeiro (Nova Holanda).

A dança de rua contagiou o público com hip hop do Ciep Leonel de Moura Brizola, além do grupo hip hop ZH2 da Escola Zelita Rocha (Aeroporto). A unidade também levou 20 alunos músicos da banda MPB Groove com canções de reggae e sertanejo. As alunas Andresa Oliveira e Maria Eduarda da Conceição tocam escaleta. "Conhecemos estudantes de outras unidades e mostramos o que aprendemos na música", contam.

Desenvolvimento do aluno é o foco

Durante a programação, a superintendente de Educação Integral, Andrea Martins, afirmou que as atividades enaltecem a sensibilidade com foco no desenvolvimento do aluno. "O programa será ampliado neste ano letivo. Percebemos que quando há mais arte e cultura nas escolas, muitos conflitos são evitados", definiu.

O evento também foi marcado pela apresentação do grupo HistoriArte, contadores de história e participação da Biblioteca sobre Rodas, que é itinerante e dotada de cerca de mil títulos. No decorrer da tarde, o "Viva Escola Viva" contou com oficinas culturais, aulão de dança da professora Renata Farah e workshop de música com o professor Max Badauê. A capoeira também foi um dos temas abordados pelos professores do Cemeaes da Barra, Jacob Aruanda e Cátia Miguez, além de oficina de dança regional e acadêmica com professor Gláucio Uirã. A história do Ciep Leonel de Moura Brizola também foi lembrada.


Fotos Relacionadas