Zoonoses divulga agenda da semana e novo email de contato

03/03/2021 09:33:00 - Jornalista: Carla Cardoso

Foto: Moisés Bruno

Os agentes atuam em diversos pontos do município

A atuação da Coordenadoria de Promoção à Saúde dos Animais e Controle de Zoonoses (CEPSACZ) em parceria com a população tem surtido efeito. E para um melhor atendimento às demandas, a equipe divulga um novo email para contato: cepsacz@gmail.com. Os interessados também podem ligar para o telefone: 0800 022 6461. Todas as demandas do setor são registradas pelo número e e-mail, sendo encaminhadas para atendimento.

Em paralelo, a atuação prossegue na sede do município. Até sexta-feira (5), das 8h às 16h, os bairros Imboassica, Aroeira, Sol e Mar, Botafogo, Nossa Senhora da Glória e Novo Cavaleiros serão atendidos por meio de orientação, inspeção, eliminação e aplicação de inseticida de ação residual nos depósitos em pontos estratégicos com bombas aspersoras.

Quanto ao controle do culex, os Canais Macaé/Campos 1; Macaé/Campos 2; Macaé/Campos 3 e Jardim Esperança já estão sendo visitados com técnica de conchadas para Levantamento de Índice de Infestação e aplicação de larvicida e bomba Costal.

Os profissionais promovem visitas domiciliares com orientação a respeito de controle de vetores, aplicação de larvicida e controle mecânico. O controle de roedores também continua em atendimento a reclamações em diversos bairros do município. Assim como, o bloqueio de casos suspeitos e positivos e o reconhecimento geográfico do município, com produção e atualização dos mapas dos bairros, numeração dos quarteirões, identificação de ruas e logradouros, quantitativo dos imóveis por tipo.

Coronavírus – Para fazer os atendimentos, os agentes seguem os protocolos de segurança para evitar a contaminação pelo coronavírus (Covid-19). Os profissionais atuam com máscaras faciais de proteção e respeitam a distância mínima na orientação e autocuidado do morador sobre as ações de remoção dos criadouros do Aedes aegypti, além de outras medidas de prevenção e controle de doenças.

Atendimento veterinário – Quem precisar de atendimento veterinário na Serra, pode se dirigir a UBS Animal, que oferece atendimento clínico e cadastro para castração de cães e gatos, além de cadastro para vacinação antirrábica. A unidade fica na praça principal de Córrego do Ouro e o atendimento é das 10h às 16h, sempre às segundas, quartas e sextas-feiras. Já em Macaé, o atendimento de cadastro para castração de cães e gatos e cadastro para vacinação antirrábica acontece todos os dias úteis da semana, no mesmo horário, na sede da coordenadoria, na Rua Leopoldina Araújo, nº185, Visconde.

Equoterapia – A reavaliação de todos os praticantes do Programa Municipal de Equoterapia, o processo de abertura de vagas e atualização da lista de espera, prosseguem na sede do serviço, que fica no Parque de Exposições Latiff Mussi Rocha (Rodovia Amaral Peixoto (RJ -106), s/nº, São José do Barreto), de segunda à sexta, das 8h às 17h.