“Semana Atitude Saúde” começa na segunda-feira

22/04/2005 12:13:24 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

A prefeitura de Macaé, através da Secretaria Municipal de Saúde, integrada a outras Secretarias Municipais, estará a partir desta segunda-feira, dia 25, promovendo a “Semana Atitude Saúde”, abordando temas importantes para a manutenção da saúde e melhoria da qualidade de vida. Durante o evento, estão programadas palestras sobre diabetes e hipertensão e outros temas, peças teatrais, teste de medição de glicemia, pressão arterial, colesterol e outras dinâmicas.

A programação acontece de 8h às 18h, no Centro de Referência ao Diabético, na Rua Benedito Lacerda, 103, Centro.

A “Semana Atitude Saúde” vai até o dia 29, e sua realização tem a parceria com os laboratórios Pfizer e Roche. A abertura será às 9h30, do dia 25, com o secretário e subsecretário municipais de Saúde, os médicos Fernando Diogo e Luiz da Penha. Algumas atividades acontecerão durante todo o evento, como curso de Reciclagem, projeto Cozinha Feliz, oficinas Geração de Renda, grupo de Mulheres Diabéticas, multiplicadores de Ações e Voluntários e atividades físicas, às 8h30 (fisioterauta Michelle de Araújo Lima e professores de Educação Física da secretaria de Esportes).

Entre as palestras programadas estão: “Efeitos e Cuidados da Saúde Bucal no Diabético, de 10h às 10h30 (Paulo Roberto Seady, coordenador de Saúde Bucal; Maria da Graça Silva Tostes, Saúde Bucal PSF; Alexandre Reis Seady, Saúde Bucal PSF); “Cozinha Feliz” (nutricionista Alessandra Alegre Matos) de 11h às 12h.

O Grupo Teatral Grutas, da equipe de Educação em Saúde, realizará esquetes teatrais nos dias 25, 27 e 29, às 9h. Outra palestra acontece nos dias 25 e 27, de 10h30 às 11h, com o tema “Cuidados com o Diabéticos.

Tendo a hipertensão como tema, no Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, 26 de abril, e no dia 28, de 9h às 9h30, a palestra “Cuidados com a Hipertensão” (Dr. Márcio Bitencourt, coordenador do Programa de Hipertensão; a assistente social Mônica Soares Mignot e a enfermeira Alcina de Oliveira Silva). Outra palestra programada para o dia 26 : “Cooperativa como Fonte de Renda (9h30), (pedagoga da secretaria de Trabalho e Renda, Dilma Barros Simões).

A palestra “Diabetes e Alimentação, será proferida no dia 27, 9h30 às 10h, pela nutricionista Aline Azeredo Barbosa e no dia 28, palestra abordará o tema “Colesterol no Diabético” de 10h30 às 11h, (cardiologista André de Assis Albuquerque).

No dia 29, último dia do evento, palestras “Neropatia Periférica no Diabético, de 9h às 9h30 (fisioterapeuta Giovanna Lima), e “Úlcera no Pé do Diabético”, de 9h30 às 10h (pedóloga Jaqueline da Penha Esteves). No último dia também acontecem, de 10h às 12h, as palestras “Violência”, “O que é o NUAM”, e o lançamento do “Projeto Pérola Mulher” (palestrante a médica Vânia Regina Deveza Gomes, coordenadora dos Direitos da Mulher).

Todos os dias, na parte da tarde, Oficinas de Memorização, Dinâmicas Diversas e Oficinas de Artes,(assistente social Débora Atico Muniz, equipe C.R.D) e Ações Integradas.