Novo bloco na Cidade Universitária abrigará UFF

19/01/2018 09:50:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Rui Porto Filho

Cidade Universitária receberá novo bloco

A construção do Bloco D, da Cidade Universitária, destinado à Universidade Federal Fluminense (UFF), em Macaé, começará em 1º de fevereiro. A obra, que já foi licitada, faz parte do programa de expansão do polo universitário e será entregue no primeiro semestre de 2019. O prédio terá 4.400 metros quadrados, com três pavimentos.

No térreo, irão funcionar a secretaria, sala de direção, sala de professores, biblioteca, diretório acadêmico, auditório para 200 pessoas, copa e sanitário. Os pavimentos um e dois serão destinados para 15 salas de aula, cada.

O novo prédio seguirá o padrão dos já edificados no campus. A ideia é contribuir com o modelo de interiorização de grandes universidades do país, se consolidando como a cidade do conhecimento.

De acordo com o diretor do Instituto de Ciências da Sociedade de Macaé da UFF, Daniel Arruda Nascimento, além dos três cursos já oferecidos pela instituição na cidade, a expectativa é que outros sejam criados a partir da demanda local, da interação com cursos de outras universidades parceiras no município e sua adequação com o instituto.

"Estamos na expectativa da aprovação pelos órgãos de fomento de um Mestrado Profissional em Gestão Empresarial, já aprovado nas instâncias internas da Universidade Federal Fluminense. Temos também outros projetos de pós-graduações e especializações em elaboração. A construção do Bloco D é um antigo sonho da nossa comunidade acadêmica e fundamental para o processo de expansão. Com a sua entrega, poderemos ainda ampliar o atendimento à população local pelo Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil, recentemente inaugurado, e pelo nosso Centro de Assistência Jurídica", destaca o diretor.

Expansão

O polo universitário do município já é referência em educação superior na região e no país por abrigar, no mesmo espaço e, gratuitamente, diferentes instituições de ensino superior.

Com cinco mil alunos, a Cidade Universitária abriga a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Faculdade Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS) e Universidade Federal Fluminense (UFF). São 18 cursos de graduação e seis de pós-graduação.

De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, esta é mais uma ação que demonstra a transformação de Macaé na cidade do saber e do conhecimento. “Também temos a previsão da construção de uma quadra poliesportiva multifuncional voltada para a saúde e qualidade de vida dos alunos, além de receber torneios, campeonatos e jogos universitários”, pontua.

A Cidade Universitária está localizada à rua Aloísio da Silva Gomes, 50, bairro Granja dos Cavaleiros.