Secretaria Adjunta de Serviços Públicos


Limpeza Urbana


Cerca de 950 homens trabalham diretamente na limpeza urbana da cidade. Este quantitativo é variado, de acordo com períodos de maior necessidade, como festas e a época de verão, quando a Secretaria Adjunta de Serviços Públicos realiza uma série de operações especiais. Durante o verão, a equipe de coleta de lixo adota um horário especial para fazer a limpeza nas praias: de meia noite às seis da manhã. Além de varrer a orla, a equipe recolhe o lixo das lixeiras e faz a limpeza na areia.

Dentro da programação noturna, está incluída também a lavagem de alguns pontos críticos da cidade, como Praça Veríssimo de Mello, rua ao lado do Cine Clube, Praça Washington Luiz, Rodoviária e pontos de ônibus. A lavagem é feita com caminhão pipa e com um desodorizante usado após a limpeza. O trabalho de lavagem é realizado durante a madrugada.

A Serviços Pública atua ainda na limpeza periódica dos bairros, montando mutirões de capina, varrição e caiação de meios-fios e postes, roçagem mecanizada e remoção de entulhos. Nos períodos chuvosos são feitos trabalhos constantes de limpeza de bueiros, evitando alagamentos nos pontos mais críticos da cidade.

Em parceria com a secretaria de Meio Ambiente, a Adjunta também atua na limpeza de canais, como o da Virgem Santa e o Macaé-Campos, com uso de retroescavadeiras. Em ruas e estradas vicinais fazem serviços de reparos do esgotamento sanitário, conserto e nivelamento de paralelos.

A Secretaria Adjunta de Serviços Públicos também é responsável pela manutenção e limpeza periódica dos quatro cemitérios da cidade.

Nos ajude a manter a cidade limpa. Faça o descarte correto do seu lixo ou entulho! Macaé agradece!