Consórcio Norte e Noroeste Fluminense ganha força em busca de desenvolvimento

10/12/2021 20:42:00 - Jornalista: Julie Silveira

Foto: Rui Porto Filho

O objetivo é fortalecer o vínculo entre os municípios da região e promover um trabalho de forma integrada

Com o objetivo de fortalecer o vínculo entre os municípios da região e promover um trabalho de forma integrada na busca de investimentos, recursos e na execução de ações e serviços públicos de interesse comum, Macaé sediou, nesta sexta-feira (10), na Cidade Universitária, a Assembleia Geral Ordinária do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf).

Durante o encontro, o prefeito Welberth Rezende destacou a importância de pensar na região como um bloco de fortalecimento. "A proposta desta integração é causar um patamar de desenvolvimento além das nossas expectativas. Não podemos discutir o crescimento de Macaé sem unir as nossas fronteiras. A nossa região é a locomotiva do Rio de Janeiro. A decisão de aderir a esse consórcio é a prova de que Macaé não é mais uma ilha. Vamos todos seguir na mesma direção, pois se estivermos juntos, ninguém conseguirá nos parar", destacou o prefeito.

O consórcio visa a discussão de políticas públicas regionalizadas com foco em questões como saúde, agronegócios, cultura, educação, empregabilidade e desenvolvimento econômico, mobilidade, infraestrutura, meio ambiente, turismo e segurança pública. Na assembleia de hoje, última do ano, foram abordados diversos assuntos, como: abertura de crédito suplementar; apresentação de projetos em andamento; entrada de novos entes; além de demais assuntos.

Prefeita de Quissamã e presidente do Cidennf, Fátima Pacheco, ressaltou a importância de Macaé como integrante do consórcio. "A realização da assembleia em Macaé fortalece ainda mais o consórcio, pois se trata de um município polo, referência no Brasil por ser sede da Petrobras e a maior geradora de empregos da região. Com o consórcio, estamos sendo respeitados e tendo visibilidade. Agradeço ao Welberth, que sempre foi generoso, parceiro e humilde e tem uma carreira política extraordinária. Agradeço também a toda equipe do Consórcio", ressaltou.

Estiveram presentes no encontro representantes dos municípios consorciados ao Cidennf: Bom Jesus; Campos dos Goytacazes; Quissamã; Carapebus; Conceição de Macabu; São Fidélis; São Francisco de Itabapoana; Italva; Cardoso Moreira; Miracema; e Porciúncula. Já Itaperuna e Itaocara entregaram, também na assembleia de hoje, a carta de intenção para participar do consórcio. O encontro também contou com a participação do Legislativo de Macaé. O município aguarda a ratificação do protocolo de intenções pela Câmara Municipal para aderir oficialmente ao consórcio.


Fotos Relacionadas