Cultura macaense é destaque no estado com prêmio Heloneida Studart

07/12/2022 14:55:00 - Jornalista: Julie Silveira

Foto: Maurício Porão

O objetivo é homenagear os fazedores de cultura do estado

Com aulas de ballet, jazz, danças urbana e contemporânea, a Escola Municipal de Dança (EMDança), da Prefeitura de Macaé, contabiliza mais de cinco mil alunos, desde que foi reinaugurada em julho de 2013. Considerado um importante equipamento público de pluralidade cultural, a unidade foi premiada com o diploma Heloneida Studart, iniciativa promovida pela Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), na terça-feira (29), no plenário da casa. Criado em 2009, o prêmio é tradição na Alerj e o objetivo é homenagear os fazedores de cultura do estado.

“Quero ressaltar a importância desse prêmio como ferramenta motivacional para todos nós. É um orgulho fazer parte desses nove anos de história. Nos orgulhamos muito por nossa relevância como trabalho social na área da cultura no estado do Rio de Janeiro. Agradecemos à Prefeitura de Macaé, aos alunos e responsáveis, aos parceiros e principalmente aos funcionários da escola que não medem esforços para fazer um trabalho de qualidade dentro do serviço público. Afinal, são eles os responsáveis por essa premiação”, destacou a diretora da Escola Municipal de Dança (EMDança), Cláudia Tenório.

De acordo com o Secretário de Cultura, Leandro Mussi, o prêmio é o reconhecimento da qualidade e da importância da escola para a cidade, culturalmente e socialmente. A EMDança incentiva a participação cidadã. Estão incluídos no currículo temas como a ética, meio ambiente, saúde e orientação educacional e do trabalho.

A cerimônia reconheceu a relevância do trabalho de 45 agentes e entidades culturais do estado. Além da EMDança, Macaé se destaca com a diplomação da Companhia Chirulico, cia macaense de palhaçaria, teatro de bonecos, música e arte de rua. A iniciativa privada também foi criada em 2013 por Anthony Brito e Aline Barbosa.

A escola é uma oportunidade de profissionalização

A EMDança atende alunos de 5 a 18 anos e prioriza crianças e adolescentes residentes em áreas de risco ou periféricas. Estão inseridas no currículo da instituição questões relativas à cidadania, à compreensão da realidade social e dos direitos e responsabilidades em relação à vida pessoal e coletiva.

A escola também é uma oportunidade de profissionalização. Muitos alunos saem aptos ao Registro Profissional DRT junto ao Sindicato dos Profissionais de Dança e integram grandes companhias de dança pelo mundo.

A unidade está localizada na rua São João, 200, Centro de Macaé. Para outras informações o telefone é: (22) 2772-1918.


Fotos Relacionadas