Secretaria de Cultura


Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (EMART)


Sobre a EMART

Criada em 2003 pela Lei 2426/03, a Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (EMART), vinculada à Secretaria de Cultura, teve seu início com a criação do Curso Técnico em Artes Cênicas com ênfase em Montagem de Espetáculos.

A primeira escola de artes do município recebeu o nome da artista e grande incentivadora das artes nos anos 60 e 80. Em 2004, pelo decreto 183/04, a instituição foi devidamente regulamentada e incluída no Cadastro Nacional de Cursos Técnicos do Ministério da Educação (CNCT).

Neste mesmo ano, foi criado o Conservatório Macaé de Música, atualmente denominado Curso de Música da EMART. Em 2005, a EMART ganhou uma sede definitiva em dois andares do Centro Macaé de Cultura. São duas salas/auditório, com capacidade para 60 pessoas cada, com aulas de teatro, teoria e ensaio do coral. Além disso, o espaço ganhou um estúdio com bateria, onde são dadas aulas de prática de conjunto. São dez novas salas para aulas dos mais diversos instrumentos: piano, teclado, violino, violão, trombone, flauta transversa, saxofone, guitarra, baixo e canto.

A Escola Municipal de Artes Maria José Guedes localiza-se na Av. Rui Barbosa, 780, 2º, 3º, 4º e 5° andares, no Centro de Macaé. O telefone para informações é (22) 2759-0796.

Cursos oferecidos:
Curso Livre de Teatro para Adolescentes (13 a 16 anos)
Curso Livre de Pintura
Curso Livre de Teatro (Adultos, Adolescentes e Crianças) - Candidatos convocados para as entrevistas
Coral da Cidade de Macaé
Curso Livre de Desenho
Curso Técnico Profissionalizante em Arte Dramática com ênfase em Montagem de Espetáculos
Curso Técnico Profissionalizante em Interpretação Musical com habilitação em Instrumento ou Canto
Coro de Câmara
Curso Livre de Musicalização Infantil
Curso Básico de Música - Edital | Inscrições
Curso de Iniciação Infantil - Edital | Inscrições
Curso Preparatório em Teoria - Edital | Inscrições