Macaé recebe 1ª Etapa do IX Campeonato Estadual de Canoa Havaiana

23/03/2017 14:20:00 - Jornalista: Assessoria

Foto: Guga Malheiros

O evento acontece na Lagoa de Imboassica

Os apaixonados pela prática da canoa havaiana tomarão conta de Macaé. É que a cidade recebe, pela quarta vez, uma etapa Campeonato Estadual de Canoa Havaiana. O evento acontece no dia 7 de maio, na Lagoa de Imboassica, a partir das 9h e conta com o apoio da prefeitura.

A etapa do Estadual é organizada pelo clube de Macaé Macaloha Va’a e pela Federação de Canoa Havaiana do Estado do Rio de Janeiro (FCHRJ). Serão mais de 300 competidores, vindo de diversas partes do estado, como Cabo Frio, Rio de Janeiro, Arraial do Cabo, Niterói, entre outros.

As equipes serão divididas em 11 categorias OPEN (masculino, feminino e mista), GOLDEN (acima de 60 anos: masculino e feminino), SENIOR (acima de 50 anos: masculino e feminino), MASTER (acima de 40 anos: masculino e feminino) e ESTREANTE (masculino e feminino).

A premiação será em medalhas para 1º, 2º e 3º lugares em cada uma das categorias e troféu Macaloha Race para os três clubes que mais pontuarem na Etapa.

No sábado (6), a partir das 10h, acontecerá uma Remada de Abertura da Raia na Lagoa de Imboassica (5 km), e todos estão convidados, competidores e remadores amadores. De acordo com o organizador e presidente do Clube Macaloha’Va, Carlos Paiva, esta remada será aberta a todos os participantes e também aos desportistas em geral com Canoas, Caiaques e Stand Up Paddle (SUP).

Macaloha – A Lagoa de Imboassica começou a ser explorada pela modalidade em fevereiro de 2013. Carlos Paiva, morador de Macaé, já participava de clube do mesmo segmento – canoa havaiana - em Niterói, mas, percebeu o grande potencial da lagoa local e resolveu “jogar a canoa na água”.

Vários adeptos foram surgindo e o clube, que começou com uma família de três pessoas, passou a ser composto por centenas de membros. Desta irmandade, nasceu o nome: Macaloha Va’a, ou seja, Macaé + Aloha, bem-vindo em havaiano.

Qualquer pessoa, a partir de 15 anos, pode participar, a única exigência é a apresentação de um atestado de saúde para atividades físicas. As remadas acontecem às 10h (sábados e domingos), às 7h30 (3ª, 4ª e 5ª feira) e às 18h e 19h (2ª à 6ª feira). Atualmente, o clube possui cerca de 50 remadores ativos.

De acordo com o presidente do clube, Carlos Paiva, existem vários motivos para praticar o esporte. “A atividade possui várias vantagens: exercício físico, além de terapia mental, integração social, familiar e ambiental. Montamos uma grande família e trouxemos vida para a Lagoa de Imboassica”, conclui.