Enchentes: prefeitura realiza desassoreamento e beneficia cerca de 300 famílias em Córrego do Ouro

15/01/2022 15:15:00 - Jornalista: Julie Silveira

nesta sexta-feira (14), o prefeito Welberth Rezende visitou o local onde os trabalhos estão sendo executados

O trabalho de limpeza e desassoreamento do Rio Frederico, localizado em Córrego do Ouro, começou há 14 dias e os resultados já foram obtidos e percebidos por aproximadamente 300 famílias que sofriam com enchentes na região. Nesta sexta-feira (14), o prefeito Welberth Rezende visitou o local onde os trabalhos estão sendo executados e destacou o compromisso do governo com a serra de Macaé.

"A região serrana é um compromisso do governo e proporcionar qualidade de vida aos moradores é prioridade. O Rio Frederico praticamente não tinha mais "caixa" e, toda vez que chovia, a água invadia as ruas e alagava as residências. O desassoreamento aconteceu em uma extensão de 1,1 metro e cerca de 300 famílias não sofreram alagamentos com as últimas chuvas", pontuou o prefeito, que ainda anunciou o início das obras de reforma da Praça de Córrego do Ouro, que começa na próxima semana.

Nascida no distrito de Córrego do Ouro, Maraisa Felix Soares, 24 anos, relatou o sofrimento que as enchentes causavam e ressaltou a esperança que envolve toda família.

"Sou nascida e criada ao lado do Rio Frederico. A primeira enchente aconteceu há 10 anos e nossas casas alagavam, muitas vezes, cerca de um metro. Era desesperador. Nunca foi feito nada aqui. É muito difícil ver a água entrando na sua casa sem poder fazer nada. Hoje estamos felizes e me encho de esperança em dizer que minha casa não enche mais. A melhoria foi de 100%, pois passamos pelo teste nas chuvas do último final de semana. Hoje eu só agradeço", destacou a mãe da pequena Alice, de 4 anos.

De acordo com o consultor técnico da Secretaria Adjunta de Interior, Joaquim Jardim, o desassoreamento é a remoção de areia, lodo e outros sedimentos do fundo de rios e lagos, causados por ações humanas ou pelo desbarrancamento de terra decorrentes de fenômenos naturais, portanto, é necessário que as ações sejam periódicas.

"As ações no Rio Frederico serão finalizadas na próxima semana, porém, o local vai receber manutenção periódica e adequada. A secretaria vai trabalhar para que novos alagamentos não aconteçam mais", disse Joaquim jardim.

Também estiveram presentes na visita o secretário adjunto de Interior, Rodrigo Curvelo; o vereador Tico Jardim, um dos responsáveis por encaminhar a demanda para o executivo; e o presidente da Associação Avante Córrego do Ouro, Marceliel Gomes Barcelos, que agradeceu os trabalhos em nome dos moradores e destacou a importância da ação para população do distrito.


Fotos Relacionadas