Mobilidade Urbana divulga programação do Maio Amarelo

29/04/2022 17:04:00 - Jornalista: Catarina Brust

Ações serão realizadas para diversos públicos em vários pontos do município

Com foco na redução de acidentes viários, a Secretaria de Mobilidade Urbana montou uma programação ampla e variada para o mês do Maio Amarelo. A agenda é organizada pela Coordenadoria de Educação para o Trânsito com ênfase nas ações voltadas para a conscientização da importância do respeito às regras de trânsito para a segurança de todos. A programação começa com abertura oficial na sede da Secretaria de Mobilidade Urbana para o público interno, na segunda-feira (2), e segue ao longo de todo mês em vários pontos do município.

O movimento Maio Amarelo tem a Confederação Nacional do Transporte (CNT) e o Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST SENAT) como apoiadores centrais da ação. O Observatório Nacional de Segurança Viária é o idealizador da campanha que esse ano tem como tema “Juntos Salvamos Vidas”. A intenção é chamar a atenção da sociedade para os altos índices de mortos e feridos atualmente no trânsito em todo o mundo.

“O mês de maio é o mês em que se comemora o Maio Amarelo que é o mês de prevenção contra acidentes. E, esse ano, o tema é ‘Juntos Salvamos Vidas’ e é muito importante a participação de todos para salvarmos mais vidas no município de Macaé”, disse o prefeito Welberth Rezende.

O secretário de Mobilidade Urbana, Jayme Muniz, lembra que as ações da Coordenadoria de Educação para o Trânsito são contínuas o ano todo.

“No mês de maio intensificamos ainda mais as ações educativas. O fato de não respeitar as regras e leis de trânsito, além da imprudência, são os grandes causadores de acidentes, principalmente fatais. Teremos diversas ações educativas durante todo o mês, incluindo Blitz Educativas, ações nas escolas, em empresas e na serra macaense. As pessoas podem contribuir com a campanha do Maio Amarelo aderindo à programação e tendo uma mudança positiva no comportamento no trânsito”, pontuou o secretário de Mobilidade Urbana, Jayme Muniz.

Dentro da programação no município, serão contempladas atividades para diversos públicos, como ações nas escolas, empresas, nas ruas, além de caminhada e corrida.

“Procuramos fazer uma programação ampla para chegar aos mais diversos públicos, como estudantes, funcionários de empresas e a população em geral. Teremos o mês inteiro para discutir o tema, estimulando atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito”, enfatizou o coordenador de Educação para o Trânsito, Leandro Aracati.

PROGRAMAÇÃO DAS AÇÕES DO MAIO AMARELO – MACAÉ 2022

02 ABERTURA DO MAIO AMARELO NA SEDE DA SECRETARIA DE MOBILIDADE URBANA

03 PANFLETAGEM: TEIXEIRA DE GOUVEIA X SILVA JARDIM

04 ESCOLA: RENATO MARTINS

04 PANFLETAGEM: ROTATÓRIA 123º DP

05 BLITZ: PRAÇA VERÍSSIMO DE MELO

06 PANFLETAGEM: RJ-106 (RODOVIA AMARAL PEIXOTO) - CABINE DA PM

08 PANFLETAGEM: FRADE

09 PALESTRA: EMPRESA PACIFIC

10 PALESTRA: EMPRESA SOTREQ

10 PALESTRA: EMPRESA MOVITRAN

10 PANFLETAGEM: SEMÁFOROS PRÓXIMOS À PREFEITURA

11 ESCOLA: MARIA AUGUSTA (BICUDA PEQUENA)

11 ESCOLA: TARCÍSIO PAES (BICUDA GRANDE)

11 PANFLETAGEM: PRÉDIOS DA PREFEITURA

12 BLITZ: LAGOMAR

13 PANFLETAGEM: ORLA DOS CAVALEIROS

15 PANFLETAGEM: BICUDA

16 CIRCUITO ESCOLA DE TRÂNSITO

16 OPERAÇÃO ESCOLA (GUARDA SÊNIOR)

17 CIRCUITO ESCOLA DE TRÂNSITO

17 PALESTRA: EMPRESA ACTEMIUM

18 CIRCUITO ESCOLA DE TRÂNSITO

18 ESCOLA: PROFESSORA HILDA RAMOS

18 SIMULAÇÃO

19 CIRCUITO ESCOLA DE TRÂNSITO

19 BLITZ: LEI SECA - CAVALEIROS

19 RODA DE CONVERSAS COM ESTUDANTES DA CIDADE UNIVERSITÁRIA- EQUIPE DA LEI SECA

20 CIRCUITO ESCOLA DE TRÂNSITO

22 PANFLETAGEM: TRAPICHE / GLICÉRIO

24 PALESTRA: COLÉGIO SOUZA

25 ESCOLA: COLÉGIO ESTADUAL M. CAROLINA

26 BLITZ DETRAN/RJ: CAVALEIROS

29 CORRIDA E CAMINHADA MAIO AMARELO

30 PALESTRA: MOTORISTAS PREFEITURA E AUTOESCOLAS

31 ENCERRAMENTO

31 PRÊMIO EMPRESA DESTAQUE

31 PRÊMIO MELHOR FRASE ESCOLAS DA REDE

31 OPERAÇÃO EVENTOS.