Pós-chuvas: Defesa Civil realiza cadastros de famílias

07/12/2022 14:19:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Rui Porto Filho

Cadastro de famílias atingidas tem o objetivo de criar uma agenda de vistorias

A Secretaria Adjunta de Defesa Civil começou, nesta quarta-feira (7), uma programação dos atendimentos por bairros. O objetivo é realizar o registro de ocorrências para identificação de famílias afetadas pelas últimas chuvas. Neste primeiro dia, o cronograma atendeu as localidades do Novo Botafogo, Ilha Leocádia, Malvinas e Rio Novo. Segundo dados do órgão, o município está com 172 desabrigados e 97 desalojados.

A moradora do bairro Novo Botafogo, Maria da Ajuda Alves dos Santos, 57 anos, que reside com dois filhos, um deles especial, compareceu à Associação de Moradores do Botafogo.




“Estou morando na casa da minha vizinha, pois minha casa foi atingida pelas águas. Este cadastro vai ser importante para os atendimentos futuros da prefeitura”, disse a dona de casa.



O Secretário Adjunto de Defesa Civil, Joseferson de Jesus Florêncio, destacou que o cadastro irá possibilitar a elaboração de uma agenda de vistoria do órgão.



“O levantamento servirá para identificar o número de pessoas afetadas e, ainda, como base para as ações do governo municipal”, frisou.



A programação do registro de ocorrências continua nesta quinta-feira (8), das 8h às 17h, nos bairros Novo Mundo, Águas Maravilhosas e Virgem Santa. Já na sexta-feira (9), das 8h às 12h, os cadastros serão realizados na Aroeira. No sábado (10), das 8h às 12h, a ação acontecerá na Ajuda de Baixo e Aterrado do Imburo. O bairro Nova Esperança receberá o levantamento no domingo (11), das 8h às 12h. A Defesa Civil informa que as datas e os horários podem sofrer alterações conforme demandas.

O governo municipal encaminhou, nesta semana, um Projeto de Lei à Câmara Municipal para criar o Auxílio Pecuniário Especial, beneficiando os atingidos pelas chuvas. Além disso, a administração criou o Gabinete Municipal de Gerenciamento de Crise, uma força-tarefa que busca intensificar as ações de atendimento à população neste momento.

Previsão de chuvas

A Defesa Civil informa que o aviso meteorológico prevê chuva intensa entre esta quarta e quinta-feira (8). A estimativa é entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h).

Arrecadação
A Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade segue com a campanha de arrecadação de donativos. Os itens de maior necessidade são água potável, produtos de higiene pessoal (sabonete, escovas, creme dental, shampoo, condicionador, absorventes, lenço umedecido), material de limpeza (água sanitária, cloro e sabão em pó) e cestas básicas. Os interessados em ajudar também podem doar alimentos não perecíveis, roupas e eletrodomésticos.


Confira os locais de doação:

• Central Solidária de Doação: Rua Benedito de Carvalho, s/nº, antigo depósito da Casa do Piso;

• Prefeitura de Macaé;

• Centro Administrativo Luiz Osório – Cealo;

• Hotel de Deus;

• Upa Barra;

• Upa Lagomar;

• Pronto Socorro Aeroporto;

• Pronto Socorro de Imbetiba;

• Centro de Reabilitação Dona Sid;

• Casa da Criança;

• Região Serrana: Colégio Estadual Municipalizado Raul Veiga – Glicério.


Fotos Relacionadas