Procuradoria entra com Notícia-Crime contra fake news

11/01/2022 09:05:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

A notícia falsa contra o HPM foi postada, no domingo (9), no Instagram

O Município, através da Procuradoria Geral, ingressou na 123ª delegacia de Polícia Civil com Notícia-Crime contra páginas do Instagram, por divulgação de informações inverídicas (fake news) contra a imagem de Macaé. A notícia falsa, postada no último domingo (9), tem o título: “Grave denúncia de negligência na maternidade do HPM em Macaé”.

Ao contrário do que foi postado em rede social, a Secretaria Adjunta de Alta e Médica Complexidade, vinculada à Secretaria de Saúde, esclareceu, em resposta ao oficio digital 10.106/2022 da Procuradoria Geral, que, “após apuração interna, são improcedentes as informações propagadas em redes sociais”.

“Observa-se que os autores dos fatos criaram narrativa com o único intuito de atingir a gestão municipal, e, por conseguinte, certamente macular toda seriedade de um trabalho desenvolvido por profissionais que compõem as equipes da Secretaria de Saúde e suas Adjuntas em Macaé. Portanto, é necessário que o delegado de Polícia possa aferir a real extensão de tais declarações infames e levianas assacadas em desfavor do Poder Público Municipal”, denuncia o procurador Geral, Fabiano Lima Paschoal de Souza.

A Procuradoria aguarda a apuração dos fatos através de inquérito policial, para que se chegue ao autor da notícia falsa sobre um bebê que teria quebrado a espinha ao nascer, quando teria sido deixado cair por uma enfermeira.