Casa do Empreendedor realiza 4,5 mil atendimentos em 2021

03/01/2022 14:22:00 - Jornalista: Tatiana Gama

O número é 113% maior que o registrado em 2020

Criada para dar celeridade aos trâmites de abertura de empresas e microempreendedores individuais, reunindo, no mesmo espaço, órgãos municipais, a Casa do Empreendedor, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, realizou 4.508 atendimentos em 2021. O número é 113% maior que o registrado em 2020. Nesse período, foram formalizados 2.490 microempreendedores individuais (MEIs). No total, Macaé tem atualmente 19.645 MEIs.

Os principais serviços oferecidos na Casa do Empreendedor são: emissão da guia do Documento de Arrecadação do Simples (DAS); formalização, atualização de dados, baixa, declaração anual de faturamento, parcelamento, emissão de certidão e comprovante.

Os bairros que se destacam em atividades do MEI são Parque Aeroporto, Centro, Lagomar, Barra de Macaé, Ajuda, Aroeira, Fronteira, Barreto e Cavaleiros. Já os setores são serviço e comércio. No ranking de atividades, as áreas mais encontradas são salão de beleza, seguida de vestuário, acessório, fornecimento de alimentos (cozinha industrial), pedreiro e lanchonete.

“A Casa do Empreendedor é um espaço único da prefeitura de atendimento ao empreendedor. O fortalecimento dos pequenos negócios está diretamente relacionado à promoção de condições satisfatórias de acesso à informação, redução da burocracia no processo de abertura de empresas e facilidades tributárias. Por isso, uma política integrada de apoio aos microempreendedores individuais é uma estratégia fundamental para o desenvolvimento socioeconômico de Macaé, e implantar ações de melhoria do ambiente de negócios é papel do poder público. A Casa do Empreendedor é parceira nessa transformação, afinal, negócios fortes fazem um município mais forte”, destaca o coordenador da Casa do Empreendedor, Cesar Calcel.

MEI

Microempreendedor Individual é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário. Para ser um MEI, é necessário faturar no máximo até R$ 81.000,00 por ano e não ter participação em outra empresa como sócio ou titular. O MEI também pode ter um empregado contratado que receba o salário mínimo ou o piso da categoria.

A Casa do Empreendedor funciona no prédio da Central do Trabalhador, em frente ao Estádio Cláudio Moacyr, na Barra. O atendimento é realizado das 9h às 17h. Em caso de dúvidas, os contatos podem ser feitos pelo e-mail posturas.mei@macae.rj.gov.br ou pelo telefone (22) 2796-1697.