Prefeitura e Sebrae promovem Semana do Microempreendedor

17/05/2022 11:48:00 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Bruno Campos

Próxima palestra será nesta quarta-feira, das 14 às 18 horas

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) promoveram nesta segunda-feira (16) a primeira palestra da Semana do Microempreendedor Individual (MEI), na Agência de Desenvolvimento Econômico Regional – Resolve RJ. Com a abordagem sobre “Como se tornar MEI”, a apresentação reuniu microempreendedores que querem impulsionar seus negócios e aspirantes a abrirem algum estabelecimento.

"Temos aqui no prédio dois expressivos projetos: a Casa do Empreendedor e a agência do Resolve RJ. Os dois estão no mesmo espaço para o empreendedor que precisa do máximo de informação e aquele que já está empreendendo e precisa melhorar. Que esta semana e este local sejam uma fábrica do empreendedorismo" afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Vianna, que participou da abertura da programação.

A analista do Sebrae na região Norte Fluminense, Silvia Andrea, destacou a importância da retomada da parceria com a Casa do Empreendedor, interrompida com a pandemia. “É preciso que vocês saibam que a partir do momento de legalização de um negócio, vocês se tornam pessoas jurídicas. Quando você abre um MEI, você é um empresário e tem que entrar em suas veias um comportamento empreendedor”, definiu, se dirigindo aos participantes.

O coordenador da Casa do Empreendedor, Cesar Vasconcelos, informou que quem quiser desenvolver trabalho como microempreendedor deve ir ao órgão de 9 às 16 horas, para fazer a formalização. “A formalização traz benefícios como direitos previdenciários, linhas de créditos especiais e temos todas as informações para passar aos interessados”, detalhou Vasconcelos.

A Semana do Empreendedor é promovida pelo Sebrae em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Macaé, Resolve RJ e a Associação Comercial e Industrial de Macaé (ACIM).

As empreendedoras Arlete das Graças, de 59, anos, e Fabierem Basílio, de 34 anos, assistiram à oficina. Fabierem, que atuava na área documental, física e digital, está com novos projetos, desta vez no ramo de moda, e resolveu se atualizar. “Agora vou atuar como MEI”, prospera. Já Arlete está intensificando o desenvolvimento de seu negócio: um ponto de churrasquinho. “Com as informações, tenho certeza que vou crescer”, mencionou.

Na quarta (18), das 14h às 18h, será realizada a oficina "Pratique Atendimento: atenda com qualidade seu cliente". Na sexta-feira (20), das 8h30 às 12h, será a vez do Café com Crédito, com a palestra: "Como se preparar para o crédito e sessão de negócios com as instituições financeiras".

Na sexta-feira participam instituições financeiras para orientar os microempreendedores sobre como fazer sua inserção no mercado em relação a algum tipo de empréstimo: Caixa Econômica, Banco do Brasil, Sicoob, Itaú, AgeRio e Santander. As palestras são gratuitas.

As apresentações são realizadas no mesmo prédio onde funcionam a Casa do Empreendedor e a agência do Resolve RJ: Rua da Igualdade, 154, no Centro de Macaé. Interessados podem se inscrever no site da prefeitura (www.macae.rj.gov.br).


Fotos Relacionadas