1ª Semana de Integração Científica da UFRJ Macaé começa nesta segunda

21/09/2009 08:31:30 - Jornalista: Waleska Freire

Foto: Robson Maia

Evento acontece na Cidade Universitária

Cerca de 500 estudantes se inscreveram para a 1ª Semana de Integração Científica da UFRJ Macaé, que começa nesta segunda-feira (21), e se estende até sexta-feira (25). A programação vai acontecer nos dois campi da UFRJ em Macaé; no Nupem (Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Sócio-Ambiental de Macaé) e no Complexo Universitário. A Semana de Integração Científica promete marcar o semestre letivo. A UFRJ conta com seis cursos em Macaé: Química, Farmácia, Biologia, além dos novos cursos de Medicina, Nutrição e Enfermagem.

Para fazer parte da programação a UFRJ convidou professores renomados da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e da Faculdade de Filosofia de Macaé (Fafima). A entrada para programação será dois quilos de alimentos não perecíveis, que serão doados ao Instituto Beneficente Lar de Maria. Diante a realização do evento, todos os alunos da UFRJ serão liberados das aulas. Os participantes também vão receber certificados emitidos pela instituição.

A proposta do evento é promover um amplo debate sobre os projetos de pesquisa desenvolvidos na região, através de mesas-redondas, palestras, mini-cursos, apresentação de trabalhos científicos e de extensão, além de exposições científicas e culturais onde temas e questões de interesse para o desenvolvimento sustentável da região também serão abordados.

Serão realizadas 25 palestras, além de duas mesas redondas sobre Ética e Diversidade, no auditório da Cidade Universitária e dez mini-cursos no Nupem, além de duas mesas redondas. Além disso, haverá exposições com produtos confeccionados pelas cooperativas de Macaé e do Museu de Química ‘Professor Athos da Silveira Ramos’, da UFRJ.

Intervalo Cultural - O público também terá acesso ao Intervalo Cultural, que vai realizar na segunda-feira (21), um show de MPB com o Set Instrumental; Já na quarta-feira (23) será a vez do chorinho na voz de Bruno Py e convidados. Mas, o intervalo cultural da Semana de Iniciação Científica não vai parar por aí. Para finalizar a programação na sexta-feira (25) a animação vai ficar por conta do forró pé de serra do grupo Lua de Guará. O momento cultural vai acontecer a partir das 18h.

Para a secretária de Educação, Marilena Garcia, esta é mais uma programação voltada para a atualização dos universitários e maior qualidade dos cursos de graduação ministrados pela UFRJ. Já o professor e superintendente de Graduação da UFRJ, Eduardo Mach, disse que “a Universidade Federal do Rio de Janeiro acreditou no município de Macaé. A prova disso é a criação dos seis cursos de graduação e o investimento no ensino. Temos certeza que outros cursos serão implantados pela UFRJ também. Tudo em prol do crescimento do pólo universitário de Macaé”.
.
O vice-presidente da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), Joelson Tavares, afirmou que o Complexo Universitário em Macaé é a prova da transformação e reconstrução do desenvolvimento não apenas de um país, mas de uma cidade. “Aceitei em 2007 o desafio de presidir a Funemac. Hoje, sou vice-presidente e podemos observar que Macaé se preocupa em investir no ensino superior e na educação extramuros. Os cursos da UFRJ, UFF, FeMASS são a prova que estamos no caminho certo”, disse.