Acessibilidade


A palavra acessibilidade é proveniente ou derivada da palavra acesso e, em geral costuma estar contextualizada a conceitos técnicos ou práticos, normalmente associados às pessoas com deficiência.

Acessibilidade na internet refere-se a recomendações e diretrizes que visam permitir que todos tenham acesso aos websites independente do tipo de deficiência. Essas recomendações abordam práticas utilizadas na construção das páginas que facilitem o entendimento ou que, permitam o uso de variadas formas de dispositivo de interface humana como uso somente com o teclado, o uso somente com o mouse, aplicativos de leitura das páginas, entre outras.

A Prefeitura Municipal de Macaé acredita que a web é capaz de remover barreiras de comunicação e interação que muitas pessoas encontram no mundo físico. Por isso, nossa missão é proporcionar uma experiência de acesso inclusora, de acordo com as melhores práticas de construção da web acessível.

Acessibilidade na internet também pode beneficiar pessoas sem deficiência. Por exemplo, um princípio chave da acessibilidade na web é construir páginas flexíveis para necessidades diferentes de usuários, preferências pessoais e outras situações. Pessoas com velocidade lenta de conexão, pessoas com deficiência temporária, como um braço quebrado ou dificuldades devido ao envelhecimento, também se beneficiam com as opções de acessibilidade.

O padrão de acessibilidade adotado no Portal da Prefeitura atende os termos do art. 17 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000, e do art. 9º da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (Decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2009), aprovada pelo Decreto Legislativo nº 186, de 9 de julho de 2008, e o Decreto Municipal nº 187, de 26 de outubro de 2015.


Contraste e tamanho de fonte

Para facilitar a navegação, o Portal da Prefeitura de Macaé oferece as opções de aplicação de contraste e variação de tamanho da fonte. A primeira opção altera as cores da página para oferecer maior contraste, principalmente entre os elementos texto e fundo, o que torna a leitura mais fácil. Além deste recurso visual, há também a possibilidade de aumentar ou diminuir as fontes utilizadas. Fontes grandes são ideais para pessoas com certo nível de deficiência visual.

Para aplicar o contraste, basta clicar em "aplicar contraste", no canto superior da página, ressaltado nas figuras abaixo por um retângulo vermelho. Para remover, basta clicar, no mesmo lugar, em "remover contraste". Quanto ao tamanho das fontes, basta clicar em "+A" para aumentá-las, em "-A" para diminuí-las e em "A" para o tamanho padrão. Estas opções estão destacadas abaixo dentro de um retângulo verde. Clique nas imagens para ampliá-las.




Recomendações

Aconselhamos para o uso dos recursos de acessibilidade do portal a instalação do software DOSVOX.

Clique para acessar a página de download da ferramenta DOSVOX

O DOSVOX é um sistema para microcomputadores da linha PC que se comunica com o usuário através de síntese de voz em Português, sendo que a síntese de textos pode ser configurada para outros idiomas. O sistema é compatível com a maior parte dos sintetizadores de voz existentes pois usa a interface padronizada SAPI do Windows. Isso garante que o usuário possa adquirir no mercado sistemas de síntese de fala mais modernos e mais próximos à voz humana, os quais emprestarão ao DOSVOX uma excelente qualidade de leitura.

O DOSVOX também convive bem com outros programas de acesso para deficientes visuais (como Virtual Vision, Jaws, Window Bridge, Window-Eyes, ampliadores de tela etc) que porventura estejam instalados na máquina do usuário.