Tecnologia e pesquisa

Com algumas das maiores multinacionais do mundo no setor de petróleo, Macaé também é um berço de pesquisas em novas tecnologias. Além das iniciativas privadas na área de capacitação e treinamento mantidas por diversas empresas especializadas instaladas na cidade, Macaé possui diversos programas sociais de qualificação profissional para inclusão do jovem no mercado de trabalho.

 

Cetep 

O Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep) da prefeitura iniciou em 2008 a implantação de diversos cursos do Projeto Petrobras Qualificação Profissional de Jovens e Adultos do Programa de Desenvolvimento Social de Macaé e Região (Prodesmar). O Prodesmar é desenvolvido em parceria com a Petrobras e consiste na implantação de 54 cursos de capacitação profissional não diretamente ligados à indústria do petróleo com 5.740 vagas para moradores de área de alto risco social. A execução dos cursos fica a cargo da secretaria Municipal de Educação. Já foram formados 1570 alunos.

 

IFF 

Macaé possui uma Unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF) instalada no município que oferece diversos cursos profissionalizantes. A prefeitura mantém convênio com o IFF, oferecendo vagas para a rede municipal de ensino para os cursos profissionalizantes de nível médio. 

 

Senai 

Com um investimento de R$ 15,3 milhões, a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) escolheu Macaé para instalar a maior unidade profissionalizante do Senai no estado. Inaugurado em outubro de 2008, o Senai ocupa uma área de 7,5 mil metros quadrados, com infraestrutura de 20 oficinas e laboratórios para educação profissional, e oferece consultoria tecnológica às empresas.
A nova unidade do Senai-Macaé oferece cursos de automação, caldeiraria, segurança do trabalho, subaquática, pintura industrial, eletricidade, tecnologia da informação, transporte de cargas, gestão, metrologia, metalurgia e automotiva.

 

Lenep  

Macaé também abriga o Laboratório de Engenharia e Exploração de Petróleo (Lenep) da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf). O laboratório é parte integrante do Centro de Ciência e Tecnologia (CCT) e atua no setor de Petróleo e Gás. A instalação do LENEP em Macaé tem alcance estratégico, já que o município abriga a maior base operacional da Petrobras no país, além de empresas nacionais e estrangeiras envolvidas com as atividades de exploração e produção de petróleo. O Lenep oferece o curso de Graduação em Engenharia de Exploração e Produção de Petróleo, e a pós-graduação scricto sensu em Engenharia de Reservatório e de Exploração.

 

IMMT

Macaé é o único município de médio porte no Brasil que possui quatro laboratórios acreditados junto ao Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia Normalização e Qualidade Industrial. O Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia (IMMT), conta com sete laboratórios modernos, equipamentos com tecnologia de ponta, técnicos especializados e instalações de padrão internacional. Vinculado à Secretaria de Ciência e Tecnologia da Prefeitura de Macaé, o IMMT recebeu, em abril, acreditação da Rede Brasileira de Calibração (RBC/INMETRO) em quatro de seus laboratórios. 

O IMMT foi criado há 10 anos e se configura no cenário da Bacia de Campos como uma das Instituições Científicas e Tecnológicas (ICT) locais, a oferecer os serviços de calibração e ensaios de instrumentos de medição, treinamento, consultorias técnicas nos campos da metrologia industrial e metrologia ambiental. 

O IMMT é um dos poucos prestadores de serviço regionais pertencente à Rede Brasileira de Calibração (RBC) acreditado pela Cgcre/INMETRO, de acordo com a ABNT NBR ISO 17025 sob o nº 290 nas grandezas de Pressão, Eletricidade, Medição Dimensional e Audiometria. A concessão foi atribuída pelo Inmetro, e garante competência técnica, credibilidade e capacidade operacional do laboratório.

 

Inclusão digital 

Um dos principais focos da prefeitura é levar as novas conquistas tecnológicas à população por meio de inclusão digital. A cidade conta hoje com 18 Lan Houses públicas gratuitas instaladas em diversos bairros da cidade e na região serrana por meio do projeto “Macaé Inteligente”. Como parte integrante deste projeto, a Fábrica da Cidadania recebe equipamentos usados para reciclagem e montagem de computadores, disponibilizados para as lan houses públicas, além de oferecer cursos. 

Além disso, os distritos de Córrego do Ouro, Glicério e Frade na região serrana de Macaé, e o bairro Aeroporto, já têm Internet banda larga gratuita disponibilizada para a população. Outro projeto importante é a melhoria da infraestrutura de Tecnologia da Informação (TI) da prefeitura com a instalação de fibra óptica que resultará em aumento na velocidade do link de internet para 60 MB e cobertura digital de todos órgãos públicos.

Busca

Acesso Rápido

Destaque