1ª Semana de Integração Científica prossegue até sexta

24/09/2009 09:40:41 - Jornalista: Waleska Freire

Foto: Robson Maia

Para os estudantes a Semana de Integração Científica vai marcar os seus estudos na universidade

Termina nesta sexta-feira (25), a 1ª Semana de Integração Científica. O evento está sendo marcado por palestras e mini-cursos diversificados na Cidade Universitária e no Nupem com a participação de aproximadamente 500 pessoas. Nesta quinta-feira (24), os universitários terão a oportunidade de assistir a palestra “Química orgânica: síntese e mecanismo para a formação de moléculas de interesse farmacológico”, do professor Rodrigo Alves de Souza (UFRJ).

Já a temática “Ecologia de Peixes” será ministrada pela professora da UFRJ, Ana Petry. A simulação computacional aplicada à física de rochas, será destacada pelo professor Irineu Lima Neto (Femass). Além disso, o professor Thiago Ceschin vai apresentar a temática “ Verificação da sensibilidade sísmica à alteração de fluxo e pressão em reservatórios siliciclásticos da Bacia de Campos”.

Mas, não apenas debates, palestras e mini-cursos estão sendo realizados na 1ª Semana de Integração Científica. Na quarta-feira (23), foi realizada a apresentação do chorinho na voz de Bruno Py que contagiou alunos e professores dentro da programação do Intervalo Cultural. Para finalizar a programação, nesta sexta-feira, a animação vai ficar por conta do forró Pé de Serra do grupo Lua de Guará. O momento cultural vai acontecer a partir das 18h.

Para melhor orientar quanto aos cuidados com a gripe H1N1, os agentes da Secretaria de Saúde estão atuando na distribuição de doses homeopáticas de precaução do vírus. Além disso, o público está tendo a oportunidade de conhecer e até mesmo adquirir produtos confeccionados pelas cooperativas de Macaé. A funcionária pública Verônica de Oliveira destacou a oportunidade de conhecer os trabalhos dos talentos de Macaé. “A programação científica está de parabéns. E a feira de artesanato também. Vou comprar uma bolsa”, falou.

Na opinião da estudante Marcela dos Santos, a Semana de Integração Científica vai marcar os seus estudos na universidade. "São muitas informações. Estou emocionada de ter contato com tantos professores renomados e de participar das palestras que vão ampliar meus horizontes", disse. Todos os alunos da UFRJ estão liberados das aulas. Os participantes vão receber certificados emitidos pela instituição. Para o evento a UFRJ convidou professores renomados da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé (Fafima).

A secretária municipal de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia, destacou a importância da 1ª Semana de Integração Científica na Cidade Universitária. “Centenas de estudantes da Universidade Federal do Rio Janeiro (UFRJ) e visitantes estão participando do evento e isso comprova o sucesso da iniciativa”.