Abertas inscrições para Cursos para formação continuada na Saúde

26/10/2009 10:56:42 - Jornalista: Andréa Lisboa

Para contribuir na melhoria do atendimento à população pelos servidores da Saúde Municipal, a Secretaria de Educação, por meio do Instituto de Administração e Políticas Públicas (IAPP), elaborou quatro cursos gratuitos oferecidos na Cidade universitária. As inscrições devem ser feitas na secretaria do instituto.

São eles: “Português (duas turmas)”, “O Sistema Único de Saúde e a Interface com a Atuação dos Profissionais no Saber/Fazer Cotidiano”, “O Sistema Único de Saúde e a Interface com a Atuação dos Profissionais de Saúde de Nível Médio (I e II)”. Para efetuar a matrícula será necessário preencher o formulário do curso e comprovar vínculo com a Prefeitura de Macaé.

O curso “O Sistema Único de Saúde e a Interface com a Atuação dos Profissionais de Saúde de Nível Médio 2”, com 160 vagas, começa na quarta-feira (28). Serão quatro encontros até 9 de dezembro. As aulas, das 14h às 18h, são voltadas para profissionais interessados na área de saúde, que tenham concluído o nível médio. 120 vagas serão reservadas para servidores que atuam na Estratégia Saúde da Família, como técnicos e auxiliares de enfermagem, agentes comunitários e atendentes de consultório dentário.

No sábado (31), das 9h às 18h, será aberto o curso “O Sistema Único de Saúde e a Interface com a Atuação dos Profissionais de Saúde de Nível Médio”. Estão previstos dois encontros, o último em 28 de novembro. Das 100 vagas oferecidas, 70 serão destinadas aos profissionais da Saúde da Família.

No dia 7 de novembro, serão abertos os cursos de “Português” e “O Sistema Único de Saúde e a Interface com a Atuação dos Profissionais no Saber/Fazer Cotidiano”. Esse último, para profissionais de nível superior, dispõe de 160 vagas, sendo 140 delas para aqueles que trabalham com Estratégias de Saúde da Família. Em quatro encontros, das 9h às 18h, serão discutidos, entre outros assuntos: as interfaces entre o Sistema Único de Saúde (SUS) e os modos de atuação dos profissionais de saúde nos diversos níveis e contextos de atenção à saúde no Brasil.

O curso, com objetivo de propiciar uma formação continuada do profissional da rede para melhorar a qualidade do atendimento à população, ressaltará os processos e os programas de atenção integral à saúde na Atenção Básica de Saúde e na Estratégia de Saúde da Família. Ainda está no programa, definir políticas públicas, Cidadania, Direitos Fundamentais da Pessoa Humana e sua relação com a saúde no atual contexto.

A coordenadora deste projeto de extensão voltado para o SUS, Gláucia Formozo, salientou que a extensão é uma das propostas da UFRJ em Macaé e integra o tripé: ensino, extensão e pesquisa. A professora informou que esses cursos também irão atender aos alunos da universidade. Ela explicou que esses cursos foram elaborados de acordo com demandas que partiram nos Postos de Saúde da Família. “Vamos tratar dos desafios e implicações para as práticas profissionais de saúde. A procura está muito boa”, disse.

Além da doutoranda Gláucia Formozo, são docentes do projeto a doutora em Enfermagem pela UFRJ e coodenadora dos cursos de Enfermagem dessa universidade, Glaucia Valadares, a mestre Juliana Pontes, a mestre Roberta de Lima e o doutorando Tadeu da Costa.

O IAPP junto à UFRJ já pôs em prática, neste ano, o “Curso de Extensão Universitária Aplicada à Saúde”. O curso, que termina nesta terça-feira (27), conta com a participação de 15 servidores entre os 60 inscritos.

O instituo abriu duas turmas, com 110 vagas cada, para o curso de Português. Esse curso foi organizado para que o servidor se sinta mais seguro quanto suas necessidades de comunicação social. Por isso, os estudos possibilitarão uma revisão de conhecimentos em termos ortográficos, morfossintáticos e estilísticos. As vagas são destinadas a profissionais de nível médio que atuam na Estratégia de Saúde da Família. As aulas serão realizadas aos sábados, das 13h às 16h, para a turma A, e para a B, das 16h às 19h.

O doutor pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Paulo César Prazeres Moura, ministrará o curso. A Secretaria de Educação organizou uma palestra sobre língua portuguesa, que acontecerá no auditório da Cidade universitária, das 14h às 17h, no dia 26 de novembro. A secretaria do IAPP tira dúvidas sobre os cursos, através do e-mail seciapp@funemac.edu.br e também pelos telefones 27962529, 27962508, 27962507.