As apresentações serão realizadas no dia 20 de abril, na Rinha das Artes
Estudantes das redes municipal, estadual e privada já podem ensaiar coreografias inéditas dos gêneros e estilos musicais indígenas brasileiros para participar do I Festival Estudantil de Dança Indígena de Macaé. As inscrições para o evento estão abertas, até 18 de abril, no site oficial da prefeitura www.macae.rj.gov.br. A programação vai acontecer, dia 20 de abril, na Rinha das Artes. A intenção é descobrir talentos e incentivar nas escolas a valorização histórica cultural da população indígena brasileira e a adoção da dança como forma de arte.
A expectativa da rede municipal é ainda reforçar o processo de ensino e valorizar a cultura mãe do país. "Outras finalidades do festival são promover a integração entre escolas e estudantes; estimular a criatividade individual e coletiva, a produção coletiva e a socialização dos sucessos; promover a circulação de bens culturais e valorizar os trabalhos dos participantes", diz o secretário de Educação, Guto Garcia.
Para fazer parte do festival as escolas devem seguir critérios específicos. São eles: apresentar uma coreografia com, no máximo, oito participantes. As apresentações deverão ser do gênero indígenas brasileira e apresentadas em cinco minutos. Os alunos serão avaliados por uma comissão julgadora formada por especialistas na área de dança e cultura Indígena Brasileira e/ou Latina Americana.
Premiação e Julgamento - Durante o evento, os representantes vão avaliar quesitos como criatividade, empatia, domínio coreográfico, fidelidade histórico cultural e interpretação. No encerramento, os integrantes receberão certificados de participação. Além disso, a Secretaria de Educação vai premiar as três primeiras coreografias de cada segmento de ensino (Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental, anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio) com medalhas a todos os integrantes e coreógrafo do grupo, assim como troféus para as escolas dos respectivos grupos.