Ação integrada de combate à dengue: Cevas e Pronta-ação atuam na Barra

19/03/2024 14:08:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Divulgação

O trabalho foi realizado nesta terça-feira (19)

As equipes da Coordenadoria de Pronta Ação e da Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde (Cevas) da Prefeitura de Macaé atuaram, nesta terça-feira (19), em mais uma ação integrada de combate à dengue. O trabalho conjunto foi realizado na Barra de Macaé, após os agentes de endemias que atuam no bairro constatarem um grande volume de depósitos inservíveis numa área desabitada.

Segundo o gerente da Cevas da Secretaria de Saúde, Luan Campos, foram recolhidos diversos depósitos com água acumulada e presença de larvas que irão ao laboratório para identificação.


“Os agentes de endemias realizaram uma vistoria minuciosa no local e constataram uma grande quantidade de mosquitos adultos”, disse.

O coordenador de Pronta Ação da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade, César Romero Guimarães, explicou que a equipe recebeu algumas denúncias e a vistoria foi feita em toda área.

“Além da equipe técnica doa Cevas, tivemos o apoio da máquinas e caminhões para retirada dos inservíveis e deixar a área limpa, sem possíveis criadouros do Aedes aegypti”, frisou.

De acordo com o supervisor geral da Cevas, Marcelino Rocha, foram encontradas no local caixas d’água abertas em área sombreada a nível do solo, que foram devidamente inutilizadas e aterradas, garrafas e recipientes plásticos, além de pneus, também recolhidos e descartados.

O mosquito Aedes aegypti deposita seus ovos em recipientes ou locais cheios de água, daí a importância da prevenção de todos contra a dengue, doença que pode evoluir para uma forma mais grave, como a dengue hemorrágica, e se tornar fatal se não for tratada a tempo. Caso alguém saiba de criadouro do mosquito, pode denunciar através do e-mail: cevas@macae.rj.gov.br. Ou, ainda, pelo serviço Disque-Dengue, com ligação gratuita: 0800-022-6461, além do WhatsApp Aedes (22) 2772-6461.



Fotos Relacionadas