Ação na Praça Veríssimo de Melo alerta contra Aedes aegypti

29/01/2016 12:04:00 - Jornalista: Liliane Barboza
Foto dos jovens aprendizes na praça com faixa
Foto: Ana Chaffin
O Centro de Controle de Zoonoses e a Cruz Vermelha promovem uma ação neste sábado (30), às 9 horas, no Aeroporto

Foto: Ana Chaffin

O Centro de Controle de Zoonoses e a Cruz Vermelha promovem uma ação neste sábado (30), às 9 horas, no Aeroporto

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria de Saúde e jovens aprendizes da ONG Viva Rio realizaram nesta sexta-feira (29), na Praça Veríssimo de Melo, uma ação de conscientização sobre a importância do combate ao mosquito Aedes aegypti.

De acordo com a coordenadora pedagógica da Viva Rio, Regina Gaio, 530 jovens participaram do projeto. Ela explica que os educadores e os jovens fizeram uma capacitação ministrada pelos profissionais do CCZ.

- Hoje estamos fechando o projeto com distribuição de folders explicativos aos motoristas que param no sinal de trânsito. Os jovens já participaram de visitas domiciliares nos bairros Miramar, Visconde, Cajueiros e Imbetiba, alertando aos moradores sobre a importância de verificar por dez minutos se em suas residências existem possíveis focos do mosquito - explicou.

A ação detalhou quais são os locais possíveis para criadouros do mosquito e quais são as doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti.

Um dos trabalhos apresentados foi o da equipe da jovem aprendiz Nathália Barreto. Ela conta que a intenção do grupo foi mostrar para a população como surgem os focos, a evolução do mosquito e principalmente sobre o zika vírus, que pode causar microcefalia.

- Nós fizemos a demonstração de dois bebês. Um com o cérebro normal medindo 33 centímetros e a outra com menos de 33 centímetros. Nós estamos conscientizando as mulheres grávidas sobre como a doença age, explicou.

O coordenador geral do CCZ, Flávio Paschoal, frisou a importância da mobilização de toda a sociedade. "Na ação desta sexta-feira (29), os jovens estão motivados a multiplicar as informações e conscientizar seus familiares e suas redes de amigos", ressaltou.

Ele informou ainda que o CCZ e a Cruz Vermelha promovem uma ação neste sábado (30), às 9 horas, no Parque Aeroporto, na praça principal, onde distribuem folders explicativos sobre o assunto.

Centro de Controle de Zoonoses divulga ações da próxima semana

Os agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), estarão de 1º de fevereiro a 5 de fevereiro em mutirões nos bairros Riviera Fluminense, Centro, Visconde de Araújo, Lagomar, Nova Holanda, Parque Aeroporto, Aroeira e Malvinas.

Já o controle químico do carro fumacê será realizado em dois horários, às 6h e às 18h, caso não chova e nem haja ventos fortes, nos bairros Barra, São Marcos, Lagomar, Ajuda de Baixo, Lagomar, São José do Barreto, Parque Aeroporto e Planalto da Ajuda.


Fotos Relacionadas