Ações de combate à dengue mantêm doença controlada

18/12/2007 12:27:15 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Usado como uma das estratégias do Programa Municipal de Combate à Dengue, a segunda etapa da Campanha Municipal de Homeopatia contra a dengue promovida pela secretaria Especial de Saúde de Macaé termina nesta sexta-feira (21). O medicamento que ajuda a atenuar os sintomas da doença está disponível nas unidades básicas de saúde e nos módulos do Programa Saúde da Família.

Segundo a coordenadora de Saúde Coletiva, Laila Aparecida Nunes, os últimos dados oficiais divulgados pela secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil, a doença está controlada no município. “De acordo com o relatório, no mês de dezembro foi registrado apenas um caso confirmado da doença, sendo que em alguns municípios da região Noroeste este número chega a 13 casos confirmados”, declarou.

Contudo, Laila alerta à população para que não deixe de tomar todos os cuidados de combate aos mosquitos. “Uma das principais formas de combater o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, é não deixar ele nascer, através da eliminação dos criadouros”, disse.

O secretário Especial de Saúde, Luiz da Penha, lembra que o complexo homeopático é uma medida complementar às ações no combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, realizadas pelos agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonose como por exemplo, as visitas domiciliares.

A secretaria de Saúde disponibilizou 150 mil doses do complexo homeopático contra a dengue. O medicamento, indicado para pessoas de todas as idades, inclusive gestantes, busca atenuar o quadro febril agudo, as dores no corpo e diminuir os riscos das complicações hemorrágicas.