Ações do rei dom João VI no Brasil serão enredo da Unidos dos Bairros

31/01/2008 15:24:13 - Jornalista: Alexandre Bordalo

A vinda da família real portuguesa para o Brasil há exatos duzentos anos, que trouxe à colônia inúmeras conquistas, será o tema do enredo do Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos dos Bairros. De acordo com o presidente da agremiação, Jocimar Cotts de Almeida, 850 participantes, distribuídos em 12 alas e utilizando quatro carros alegóricos e três tripés, mostrarão ao público presente, na Linha Verde, o enredo “De lá pra cá, mudanças à vista! O amanhã o que será?”

Entre as mudanças trazidas por Dom João VI, que veio ao Brasil fugindo da França, de Napoleão Bonaparte, estão, por exemplo, as criações da Escola de Belas Artes, do Banco do Brasil e do Jardim Botânico. Tudo isso e muito mais (como a abertura dos portos brasileiros para o comércio internacional) serão retratados pela agremiação no desfile que acontece à 23h50, na noite de segunda-feira (4).

Segundo Jocimar, o enredo é fruto dos conhecimentos históricos da presidente de honra, Adimar de Sá. “A agremiação tem 18 anos de existência, tendo começado como bloco, mas nunca teve um título de campeã”, comenta. Além do mais, ele disse que nunca sua Escola esteve em outro grupo sem ser o Especial. “Nunca ficamos sem participar de um desfile sequer”, conta.

Ele completa afirmando que a grande força da Escola Unidos dos Bairros são os diretores. “Diretorias de Harmonia, Tesouraria, Bateria, além da Secretaria e outras, são administradas com muita garra e amor, por pessoas competentes, que agregam calor humano ao trabalho” finaliza, lembrando que a agremiação engloba os bairros Visconde de Araújo, Miramar e Novo Visconde.