Adiantadas as obras da ETE do Lagomar

07/08/2009 10:31:48 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Foto: Kaná Manhães

Se o tempo colaborar, as obras estarão concluídas em dois meses, quando a ETE entrará em testes

Investindo cerca de R$ 9 milhões, com recursos próprios, a prefeitura de Macaé prossegue no seu projeto de ampliar o saneamento básico do município, com instalação de redes de águas pluviais e de esgoto e, ainda, com construção de Estações de Tratamento de Esgoto, como a ETE do Mutum, cuja inauguração acontece, nesta sexta-feira (7), e a construção de módulo da ETE do Lagomar, cujas obras estão em andamento.

A ETE do Lagomar está sendo construída ao lado da ETE do Engenho da Praia, com o objetivo de captar e tratar o esgoto do bairro Lagomar, que vem recebendo obras de infraestrutura urbana desde 2006.

Já está pronta a subestação, na entrada do terreno da ETE, e em fase final de obras o prédio onde funcionarão a área administrativa e o laboratório da estação. O primeiro tanque, que vai receber o esgoto e onde será iniciado o tratamento do esgoto, a caixa de areia e a elevatória estão em fase de conclusão. Estão adiantadas as obras do segundo tanque, onde se finalizará o tratamento do esgoto.

As obras estão sob a responsabilidade da Construtora Avenida, com a fiscalização da secretaria de Obras Públicas (Semop). De acordo com informações do encarregado Fábio Barbosa Silva, da construtora, se o tempo colaborar, as obras estarão concluídas dentro de dois meses, quando então a ETE entrará em testes, para depois ser inaugurada e começar a funcionar, tratando o esgoto de mais de 20 mil pessoas residentes no Lagomar, beneficiado pela prefeitura de Macaé com o Projeto Lagomar, recebendo obras de infraestrutura urbana. Hoje, o projeto está com mais de 70% das obras da primeira fase concluídas, que incluem instalação da rede de águas pluviais, instalação da rede de esgoto e da rede de água potável nas residências e pavimentação das ruas.

Além do módulo da ETE, a prefeitura está construindo no bairro seis elevatórias, que vão escoar o esgoto da primeira fase das obras de infraestrutura da localidade e direcionar o esgoto para a ETE do Lagomar.

Das seis elevatórias, a principal ou Elevatória 1 está sendo construída na entrada do bairro, na Avenida Quissamã, próximo ao Terminal do Lagomar. As outras cinco são levantadas dentro do bairro, como na esquina da Quissamã com W1, na W28 com a W1, na W9 com a W12, na W16. Segundo a construtora, o bairro contará com 10 elevatórias, As demais serão construídas na segunda fase das obras do Projeto Lagomar. As elevatórias vão captar 42 litros de esgoto por segundo, equivalente a 21 mil pessoas. Além das elevatórias, também já foi instalada a tubulação, que passa sob a Rodovia Amaral Peixoto e pela rua principal do Engenho da Praia, em direção a ETE.

A prefeitura investiu no Lagomar, em obras de infraestrutura urbana, nos últimos quatro anos e meio mais de R$ 30 milhões. O bairro conta com 84 mil metros quadrados, ou cerca de 12 km, de ruas asfaltadas, 44 mil metros quadrados, ou sete quilômetros, de ruas com paralelos, 20 mil metros de rede de esgoto, 15 mil metros cúbicos de rede de água pluvial. A prefeitura já efetuou também mais de duas mil ligações de água potável, ligando as residências à rede principal já instalada pela Cedae. Para que o bairro possa contar com água potável em todas as residências, falta apenas a Cedae ligar as redes secundárias, instaladas pela prefeitura, à rede principal.

As obras do Projeto Lagomar vão continuar e a prefeitura deverá abrir, ainda este ano, licitação para dar início à segunda fase das obras, onde será concluída a infraestrutura e a urbanização do bairro.