Agenda 21 faz primeira reunião do ano

20/04/2009 11:03:49 - Jornalista: Lourdes Acosta

Foto: Bruno Campos

Meio ambiente é um dos focos da Agenda 21

Com a missão de apresentar propostas de políticas públicas que possam gerar o desenvolvimento sustentável ao município, foi realizada a primeira reunião ordinária do ano do Forum Permanente da Agenda 21, presidida pela Secretária Executiva, Alba Corral, representando o presidente do Fórum, o prefeito Riverton Ramos Mussi.

Dentre os assuntos que foram tratados na primeira reunião deste ano do Forum Permanente da Agenda 21, estão a apresentação do plano de ação para 2009, atividades realizadas no primeiro trimestre do ano, reestruturação dos Grupos de Trabalho Temáticos, adequação do estatuto e regimento interno do Fórum Permanente. O destaque do evento ficou por conta da apresentação de dois projetos que farão parte do plano de ação deste ano: Agenda 21 na Escola e Agenda 21 Itinerante.

De acordo com Alba Corral, o projeto Agenda 21 Itinerante visa facilitar o acesso das comunidades às práticas do Programa Agenda 21, a partir da formação de grupos que farão essa interação. “Esses grupos irão visitar as comunidades para buscar os seus anseios e transformá-los em projetos para serem encaminhados às autoridades competentes”, informou.

Agenda 21 nas escolas – O projeto objetiva interação com os estudantes da Rede Municipal de Ensino no que concerne às questões socioambientais tratadas pela Agenda 21 Macaé e aguarda aprovação da secretaria Municipal de Educação para iniciar o intercâmbio. “Além de buscar o compromisso dos estudantes do ensino fundamental e médio de nossa cidade com relação aos temas da sustentabilidade, o projeto possui uma veia de arte-cultura que irá suscitar os educandos na produção de artesanatos e outras manifestações culturais”, pontuou Maria de Lourdes Ravallet do Amaral, representante titular do segmento católico no Fórum Permanente da Agenda 21.

Formação do colegiado - O colegiado ou Fórum Permanente é composto pela sociedade civil, poder público e empresariado, de forma tripartite e paritária, com o objetivo de produzir e monitorar um Plano de Desenvolvimento Local visando a sustentabilidade de Macaé. De acordo com a Lei 2198 de 2002, o Fórum representa os interesses da comunidade, propõe grupos de trabalho temáticos, fornece subsídios à Câmara Municipal e ao prefeito sobre a formulação de políticas públicas, encaminha e divulga o relatório de suas atividades.