Agenda 21 promove Oficina de Aprimoramento para representantes do Fórum

15/03/2010 11:22:16 - Jornalista: Lourdes Acosta

Contribuir para o desenvolvimento sustentável da cidade e buscar alternativas para o enfrentamento dos desafios socioambientais da atualidade. Estes temas serão tratados na Oficina de Aprimoramento no Programa da Agenda 21 Local, que será realizada na próxima quinta-feira (18), no Teatro do Sesi, localizado na Alameda Etelvino Gomes, 155, na Riviera Fluminense.

A oficina é promovida pela Secretaria Executiva do Fórum Permanente da Agenda 21, mantida pela Prefeitura de Macaé, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), que dá suporte às ações desenvolvidas. São parceiros do evento as Secretarias de Educação e de Comunicação, o Hotel Glória Garden e o SESI.

O público alvo são os novos representantes do Fórum Permanente Agenda 21 de Macaé, formado por uma composição tripartite e paritária com representantes do poder público, empresariado e sociedade civil. A secretária executiva e precursora da Agenda 21, Alba Corral, discorreu sobre a importância da oficina.
- Os membros do Fórum Permanente têm a missão de apresentar propostas de políticas públicas que possam gerar o desenvolvimento sustentável ao município. Por isso vamos realizar a oficina para que os novos representantes, através da mobilização dos Grupos de Trabalho Temáticos possam discutir o desenvolvimento sustentável que queremos e ver as questões socioambientais e econômicas, tendo sempre como foco o planejamento participativo e indicar as políticas públicas, diz.

Composição do colegiado - O programa da Agenda 21, que nasceu na ECO 92, no Rio de Janeiro, é executado em Macaé pelo Fórum Permanente. A constituição do colegiado é feita pelos segmentos municipal, estadual e federal do Poder Público; pela sociedade civil organizada, compreendendo as Organizações Não-governamentais (ONGs), as associações, movimentos comunitários, sindicatos e pelo Segmento Empresarial, formado pela Firjan, CDL, Rede Petro, Associação Comercial (Acim), Petrobras, Sebrae, Grupo de Empresas Prestadoras de Serviços da Indústria de Petróleo e Afins (GEPS), Associação dos Bares e Hotéis e Grupo das empresas de bandeira internacional (IADC). De acordo com a Lei 2198 de 2002, o Fórum representa os interesses da comunidade, propõe grupos de trabalho temáticos, fornece subsídios à Câmara Municipal e á Prefeitura sobre a formulação de políticas públicas, encaminha e divulga o relatório de suas atividades.

Veja a programação da oficina de aprimoramento:
8h - Credenciamento
9h - Solenidade de abertura
10h – Palestra: Agenda 21 - História das ações voltadas para sustentabilidade.
Palestrantes: Carlos F. Castello Branco (superintendente da Agenda 21 do Estado do Rio de Janeiro) e Jaqueline Guerreiro (Ambientalista).
11h - Trabalho em grupo/dinâmica
12h - Almoço
13h - Trabalho em grupo/reflexões/discussões
13h - Apresentação dos resultados dos GT’s em plenária
15h – Palestra: Alternativas da Agenda 21 para enfrentamento dos desafios socioambientais da atualidade.
Palestrante: Ana Maria Batista - Historiadora
16h - Resumo das Atividades do dia e reflexão para a Ação.
Moderadora: Thaís Corral - Coordenadora Nacional da Rede de Desenvolvimento Humano (Redeh).
16h30 - Coffee Break de confraternização e Encerramento.