Agentes de Saúde preparados para atender as comunidades

14/07/2009 16:50:43 - Jornalista: Cristian Santos - estagiário

Qualificar os profissionais que atuam no Programa Saúde da Família (PSF) e melhorar o trabalho prestado à comunidade. Foi com este objetivo que a prefeitura de Macaé, por meio da Coordenação da Divisão de Programas de Educação em Saúde e da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), realizou entre os meses de abril e julho, o curso de capacitação para os agentes comunitários. Os profissionais qualificados receberão os certificados, no próximo dia 22, às 9h, na Cidade Universitária.

“Cuidar melhor e Viver melhor”, foi o tema do curso. Durante o treinamento, profissionais da área de saúde - médicos, enfermeiros e fonoaudiólogos - realizaram palestras, debates e aulas teóricas e práticas voltados à saúde e à prevenção de doenças.

Segundo a coordenadora da Divisão de Programas de Educação em Saúde, Nilce Braga Brasil, 180 agentes comunitários foram capacitados e qualificados para atuar nas comunidades.

- O objetivo do treinamento é oferecer conhecimentos e habilidades para estes profissionais da saúde, que estão em contato constante com a comunidade. A população é quem ganha com este curso, pois os agentes comunitários de saúde passam a exercer o seu trabalho com mais conhecimentos, qualidade e segurança, afirmou Nilce Braga.

- O bom atendimento aos usuários e a realização de um serviço de qualidade, no exercício da função, foram bastante cobrados dos agentes de Saúde, comentou o secretário de Saúde. Estamos priorizando o bom atendimento ao público, disse o secretário de Saúde, Eduardo Cardoso.

Durante três meses de curso, os agentes comunitários aprenderam dar o suporte básico de vida, prestando socorro aos diabéticos, além de casos de envenenamentos, asmas, bronquite, convulsão, hemorragias cortes e ferimentos, queimaduras, quedas, fraturas transporte de vítima, linguagem afetividade, no atendimento no (PSF). O curso também ensinou sobre qualidade de vida , biosegurança, tuberculose, estresse, violência física e psicológica.