Agroeconomia se reúne com representantes de Agricultura Orgânica

03/03/2021 15:02:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Rui Porto Filho

Objetivo foi conhecer as demandas dos agricultores para apoio da prefeitura

Representantes da agricultura orgânica do município estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira (3), na sede da Secretaria de Agroeconomia, no Parque de Exposição Latiff Mussi Rocha. O encontro foi para apresentar as principais reivindicações dos agricultores, com o objetivo de levar os produtos para o maior número de pessoas.

O representante dos agricultores orgânicos, Carlos Renato da Silva, informou que os produtos são cultivados no assentamento Celso Daniel, próximo à BR-101.

- Nós estamos representando o Macaé Orgânico e o nosso objetivo é pedir apoio da Secretaria de Agroeconomia em algumas ações como a construção de um viveiro, somente de mudas orgânicas; patrulha agrícola, a criação de uma feira orgânica e agroecológica, transporte para levar os produtos cultivados para as feiras e esclarecimentos sobre a merenda escolar - explicou.

O secretário de Agroeconomia, Luiz Fernando Pessanha, ouviu atentamente todas as reivindicações do representante e colocou a secretaria à disposição dos agricultores para ajudar no que for necessário. "Nós vamos possibilitar a criação de uma estufa, buscando parcerias, com todos os cuidados que a agricultura orgânica necessita, pois, o adubo utilizado não possui nenhum componente químico", ressaltou.

Luiz Fernando informou ainda que também vai estudar a realização da Feira da Agricultura Orgânica. "Vamos ver um dia e local e procurar padronizar todas as barraquinhas, que também é uma reivindicação dos produtores", afirmou, acrescentando que a Secretaria está sensível a todas as reivindicações não só dos agricultores orgânicos, mas também dos produtores da agricultura familiar e da merenda escolar.

A reunião contou também com a presença dos técnicos da Secretaria de Agroeconomia, Edson da Conceição e André Luiz Barbosa da Silva.
Outras ações - O secretário de Agroeconomia, Luiz Fernando Pessanha, disse que a secretaria está realizando licitação para fazer manutenção, compras de equipamentos agrícolas e a construção de uma estufa para cultivar mudas.

- Estamos fazendo um levantamento para realizar a reconstrução do Ceasa, reforma no Parque de Exposições e, ainda, um laboratório móvel que será instalada em uma van, que vai até as propriedades rurais para fazer a coleta do solo para ser analisado, a fim de conhecer qual será o tratamento adequado para aquele local", revelou.

A Secretaria de Agroeconomia fica na Rodovia Amaral Peixoto, Km 181 - s/nº - Parque de Exposições Latiff Mussi Rocha, São José do Barreto. Os telefones são: (22) 2772-4390. Horário de Atendimento: 8h às 17h.