Água: Governador inaugura obras de ampliação dia 27

17/06/2008 17:37:08 - Jornalista: Equipe Secom

Faltam precisamente dez dias para a inauguração das obras de melhoria no abastecimento de água da cidade, que estão em fase de conclusão. O prazo, de 120 dias estipulado pelo governador Sérgio Cabral para a realização da obra que garante o aumento de 33% do abastecimento de água no município, foi cumprido pelo governo do estado em parceria com o governo municipal. No próximo dia 20 (sexta-feira), a obra estará pronta e a inauguração oficial será feita pelo prefeito Riverton Mussi e o governador Sérgio Cabral no dia 27.

Apontado por grande parte da população como o maior problema de serviços públicos de Macaé, o abastecimento de água foi uma das principais reivindicações do prefeito junto ao governo do estado desde 2005. Com a administração de Sérgio Cabral, Riverton conseguiu a parceria para a duplicação da adutora de água bruta que abastece o município. O investimento foi de R$ 15 milhões na obra, que inclui o assentamento de 7,5 mil metros de uma nova adutora.

- A melhoria na oferta de abastecimento de água é uma obra esperada por toda a população macaense. Ficamos satisfeitos em entregar essa obra em parceria com o governador. E o que é melhor: dentro do prazo previsto, comentou o prefeito.

A nova tubulação foi instalada inicialmente entre o Rio Macaé e a Estação de Tratamento de Água (ETA) no Morro de Sant’Anna. O abastecimento na cidade vai ser ampliado em mais 13 milhões de litros de água por dia, segundo declaração do governador no dia do início das obras. O acréscimo será garantido com a nova adutora de 600 milímetros de diâmetro que irá beneficiar todos os bairros do município.

Pela previsão da Nova Cedae, serão tratados 650 litros de água por segundo. Hoje, todo o abastecimento de água na cidade é feito pela Cedae. Os primeiros bairros beneficiados com a intervenção serão os localizados após a ponte Ivan Mundim, na Barra de Macaé: além da própria Barra e da Nova Holanda, entram no pacote localidades como Fronteira, Malvinas, Nova Esperança, Ajuda de Baixo, de Cima e Planalto, Recanto da Paz, Barreto, Engenho da Praia e Lagomar. Em seguida, o restante da cidade será atendido.

Nova Adutora – O presidente da Nova Cedae, Wagner Victer, conversou com o prefeito de Macaé, Riverton Mussi, na última sexta-feira (13) sobre os detalhes técnicos finais da obra de melhoria no abastecimento de água da cidade. De acordo com Victer, os testes na nova adutora começam na próxima sexta-feira (20).