Água Limpa: pontes pré-moldadas para o Canal da Fábio Franco quase prontas

18/03/2009 16:08:32 - Jornalista: Izabel Monteiro

Foto: Ana Chaffin

As pontes, instaladas para melhorar o escoamento das águas pluviais, fazem parte do Programa Água Limpa

A prefeitura de Macaé continua as ações do Programa Água Limpa, que tem como um dos objetivos acabar com os alagamentos em várias partes da cidade. Começa na próxima semana a instalação de nova ponte pré-moldada sobre o Canal da Fábio Franco.

Segundo secretário de Obras, Tadeu Campos, há dois locais onde a próxima ponte poderá ser instalada: na passagem de nível próxima ao ABC e na outra passagem, próxima aos Cajueiros. Para definir o local mais apropriado, já que essa obra envolve mudança no trânsito da cidade, está sendo solicitado o apoio da Macaé, Trânsito e Transportes (Mactran).

- A Mactran está fazendo o estudo logístico, com o objetivo de impactar o trânsito no menor tempo possível durante a obra, disse Tadeu Campos.

A empresa responsável pela instalação da ponte, do Consórcio CBPO/Zadar, já enviou ofício à prefeitura, solicitando apoio da Mactran para a ação, desviando o trânsito no local e garantindo a segurança dos pedestres e motoristas, até a conclusão da obra. Conforme disse o engenheiro Edilson Ferreira, gerente do Consórcio CBPO/Zadar, também já foi enviado ofício à Ferrovia Centro Atlântica (FCA) solicitando autorização para entrar na área da passagem de nível que pertence à ferrovia.

As pontes pré-moldadas de cimento e aço já estão sendo construídas e a que será instalada a partir da próxima semana tem 16 metros de comprimento por 5,20 de largura. Após a colocação e a concretagem da ponte, será feita a aterragem das laterais para que a área possa ser asfaltada e o trânsito liberado. Segundo o engenheiro Edílson Ferreira, definido o local, as obras estarão concluídas em um mês, se o tempo ajudar.

As pontes pré-moldadas são construídas pela empresa Lab Engenharia. Após a conclusão da instalação dessa ponte, será instalada outra, sobre o canal. Em seguida, vão ter início as obras na outra passagem de nível, a situada na subida do Morro de Sant’Anna, no Miramar.

As obras nas pontes sobre o Canal da Fábio Franco fazem parte da primeira etapa do Programa Água Limpa, da prefeitura de Macaé e que tem como objetivos ampliar o saneamento básico na cidade, a melhoria no abastecimento de água e o fim dos alagamentos. Sob a responsabilidade das empresas do consórcio CBPO/Zadar, vencedoras da licitação, as obras do Programa Água Limpa estão sob a supervisão da secretaria de Obras (Semob).

O secretário de Obras, Tadeu Campos, lembrou que o Programa Água Limpa é um programa prioritário da gestão do prefeito Riverton Mussi. “As pontes sobre o canal são as primeiras ações para ampliar o saneamento básico na cidade e acabar com os alagamentos. Nesse canal, as pontes antigas e que causavam estrangulamento, dificultando a passagem das águas pluviais, estão sendo substituídas por pontes pré-moldadas, melhorando o escoamento de água pelo canal”, disse Tadeu Campos.

O secretário colocou também que, paralelamente à instalação dessas novas pontes, a empresa responsável pelo Água Limpa conclui o projeto executivo para as intervenções a serem realizadas na elevatória da Télio Barreto e Rio Macaé, definindo o tamanho da elevatória, capacidade das bombas, modelo da comporta, tudo visando complementar as ações de melhoria do escoamento das águas pluviais do canal e das regiões situadas em suas proximidades.

Programa Água Limpa

Os primeiros bairros a receberem as ações do Programa Água Limpa são os localizados na região do Sol y Mar, Riviera e Campo do Oeste, que são os locais mais atingidos pelos alagamentos. O Água Limpa tem previsão de ser concluído em quatro anos e a prefeitura vai investir nessas obras R$ 277milhões. Na primeira fase, a prefeitura está investindo R$ 40milhões.

Além das obras de drenagem para solucionar os alagamentos na cidade, o Programa Água Limpa prevê a expansão do saneamento básico de Macaé, maior oferta de água à cidade, em parceria com o governo do Estado, através da Nova Cedae, e também a expansão da rede de esgoto. Serão instaladas 15 bombas de drenagem, construção de 183 mil metros de redes de esgoto, sete mil metros de rede de águas pluviais de concreto armado, 15 estações elevatórias e linhas de recalque, além de obras de pavimentação, com 115 mil metros quadrados de asfalto e 41 mil metros quadrados de paralelos. Ao todo, a obra vai utilizar 33,5 mil metros cúbicos de concreto.