Água Limpa: prefeito confere obras de canal que amplia escoamento

19/01/2010 09:54:34 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Rui PortoFilho

Prefeito destaca que obra vai permitir ampliação do escoamento da água pluvial de 1,5 mil litros por segundo para dez mil litros por segundo

Os cem primeiros metros de comprimento do canal de concreto que está sendo instalado na Rua Professor Antônio Curvello Benjamin, na esquina com a Avenida Evaldo Costa (antiga Ayrton Senna), dentro do Programa Água Limpa, foram conferidos pelo prefeito Riverton Mussi. Acompanhado do secretário de Governo, André Braga, o prefeito conversou com engenheiros do consórcio CBPO/Zadar e moradores da rua e destacou que as medidas do canal vão propiciar um rápido escoamento em caso de chuva forte.

O objetivo é garantir a ampliação do escoamento da água pluvial de 1,5 mil litros por segundo para dez mil litros por segundo.

- A macrodrenagem é prioridade da prefeitura pelo resultado imediato das ações de saneamento e drenagem. Todos os detalhes da obra, que tem valor total de R$ 277 milhões, foram planejados para acabar com os alagamentos no município, começando pelas regiões mais baixas – afirmou o prefeito.

De acordo com o gerente operacional do consórcio CBPO/Zadar, Pedro Moreira, o canal pré-moldado de medidas internas de seis metros de largura e altura variada de dois a 2,5 metros na Rua Professor Antônio Curvello Benjamin possui 250 metros de comprimento. “As laterais são pré-moldadas e o fundo está sendo moldado no local”, disse, acrescentando que a tampa tem parte pré-moldada e parte moldada para garantir maior rigidez à obra. Serão instaladas caixas de areia para facilitar a limpeza posterior do canal.

Após a conclusão da construção do canal na Rua Professor Antônio Curvello Benjamin, a obra segue para a Avenida Evaldo Costa (antiga Ayrton Senna). Com o aumento da capacidade de vazão da água pluvial na Rua Professor Antônio Curvello Benjamin, a água vai seguir para o canal da Fábio Franco com velocidade maior, o que garante o rápido escoamento quando chover forte.

Essas intervenções vão beneficiar Costa do Sol, Sol y Mar, Campo Grande, Visconde, Riviera, Campo D´Oeste, entre outros bairros geograficamente localizados abaixo do nível do mar.

O programa Água Limpa começou a ser executado pela prefeitura de Macaé no ano passado e inclui também a instalação de 150 mil metros de redes de esgoto; 115 mil metros quadrados de pavimentação asfáltica; 15 mil unidades de ligações prediais (domiciliares); três interceptores e 15 estações elevatórias de esgoto sanitário.