Água Limpa: primeira fase continua

27/03/2009 16:56:37 - Jornalista: Izabel Monteiro

Foto: Bruno Campos

Primeira fase será ao longo do canal da Fábio Franco

O consórcio CBPO/Zadar começou nesta sexta-feira (27) o corte do asfalto da passagem de nível entre a Rua Silva Jardim, no Centro da Cidade e a Avenida Santos Moreira, no Visconde de Araújo. O secretário de Obras, Tadeu Campos, vistoriou o início das obras, acompanhado do engenheiro Edílson Ferreira e outros engenheiros e técnicos do Consórcio, e do superintendente da Cedae em Macaé, engenheiro Marcos Túlio Aguiar.

De acordo com o secretário, o Programa Água Limpa, de macrodrenagem, está orçado em R$ 277 milhões, tem prazo de quatro anos e várias fases, todas elas com o objetivo de acabar com os alagamentos, além de ampliar o saneamento básico de Macaé. Hoje, a primeira fase do Água Limpa está em andamento, com as intervenções sobre as pontes do Canal da Avenida Amaral Peixoto, conhecida como Avenida Fábio Franco, entre o centro da cidade e os bairros Miramar e Visconde de Araújo.

O orçamento do Água Limpa neste trecho para este ano é de R$ 40 milhões. Nos próximos anos, as ações de macrodrenagem vão continuar, atendendo a outros pontos da cidade, onde os alagamentos também acontecem, e ampliando a rede de saneamento de Macaé.

Segundo Tadeu Campos, todas as passagens de nível hoje existentes sobre o canal estão estranguladas, porque na realidade elas não são travessias ideais para que a água do canal escoe livremente.

- Sob essas passagens, existem tubulações que limitam em um diâmetro de 1,80 metro a passagem de água. Essas tubulações não acompanham a largura do canal, estrangulando o escoamento. Quebrando essas tubulações estranguladas e colocando no seu lugar uma ponte, vamos usar toda a extensão do canal, de 2,50 metros de largura, por 2 metros de altura. O objetivo é fazer com que a água passe nesses locais sem retenção e ganhando velocidade de escoamento em direção ao Rio Macaé, chegando mais facilmente às bombas situadas na elevatória da Télio Barreto, colocou o secretário.

O secretário de Obras disse ainda que as ações nessas quatro pontes sobre o canal são o primeiro passo para melhorar a velocidade do fluxo de águas pluviais, mas que o trabalho principal da macrodrenagem está localizado na Rua Télio Barreto, onde hoje existe uma elevatória. “Ao lado dessa elevatória, que é pequena, será construída uma nova, com capacidade três vezes maior, com bombas ainda mais potentes, tudo visando a melhoria do escoamento das águas pluviais”, falou Tadeu Campos, colocando que a próxima passagem de nível a receber as intervenções será a localizada na Rua dos Proletários, próximo ao Terminal Central.

A prefeitura está em contato com a Ferrovia Centro Atlântica (FCA) sobre as ações a serem realizadas na última passagem de nível, na subida do Morro de Santana, no Miramar. As intervenções ali serão feitas sob a linha férrea e isso vai requerer um planejamento e um projeto específico.

- O canal ali será mais largo, conseqüentemente será construído um pontilhão sobre a linha férrea com capacidade para agüentar o tráfego ferroviário. O planejamento da obra está voltado nessa fase para fazer com que esse trecho já fique com o escoamento para o Rio Macaé. Isso vai requerer a construção de um canal, ou uma galeria, sob a Rua Télio Barreto, com capacidade de 5 metros por 2,50 metros para que as novas bombas coloquem essa água para fora, explicou.

O secretário colocou ainda que, depois das intervenções nessa passagem de nível, terão início as obras à montante do canal da Fábio Franco, com intervenções na Rua Prefeito Antônio Curvelo Benjamim e Avenida Evaldo Costa, (Ayrton Senna). “Tudo isso ainda faz parte da primeira fase do Programa Água Limpa”, concluiu Tadeu Campos.

O engenheiro do CBPO/Zadar, consórcio responsável pelas obras do Programa Água Limpa, Edílson Ferreira, colocou que o consórcio está pronto para cumprir essa primeira etapa. “Nosso canteiro de obras já está montado, as placas pré-moldadas para as pontes estão sendo concluídas. Estamos acompanhando de perto as obras, com toda nossa equipe de engenheiros e técnicos”, falou o engenheiro.

Alterações no trânsito

A secretaria de Mobilidade Urbana anuncia alterações no trânsito na Avenida Amaral Peixoto (Avenida Fábio Franco), onde acontecem as obras na passagem de nível.

- Desvio do trânsito na Fábio Franco para a Rua Duque de Caxias e Getúlio Vargas para acessar a Marechal Rondon e voltar para a Fábio Franco;
- Para quem segue a Avenida Santos Moreira, está proibida a conversão à direita;
- A Getúlio Vargas teve o sentido de mão invertido entre a Marechal Rondon e a Rua Duque de Caxias.