Alerta para risco de lesões auditivas no fim do ano

18/12/2007 16:16:08 - Jornalista: Leonardo Cosendey

O fim de ano vem chegando e as pessoas, ansiosas por celebrar, costumam deixar seus aparelhos de som em volume alto e soltar fogos de artifício, especialmente na noite de Ano Novo. No entanto, a alegria pode dar lugar a lesões irrecuperáveis nos ouvidos, expostos a sons tão altos. Pensando nisso, a Fundação Hospitalar de Macaé está alertando aos macaenses e turistas para os cuidados com a saúde nas comemorações.

– Os ouvidos captam vibrações no ar. Quanto mais alto o som, mais forte o deslocamento de ar, até um ponto em que o impacto é tão forte que acaba rompendo as ligações das células auditivas, causando danos na maioria das vezes irreversíveis – explica Manoel Magalhães, otorrinolaringologista do Hospital Público Municipal de Macaé (HPM).

Segundo o médico, a chance de alguém sofrer uma lesão auditiva irreversível é maior quando pego de surpresa. “Por isso, trabalhadores submetidos a sons altos estão um pouco mais seguros, até por estarem amparados pela legislação e serem fiscalizados por técnicos em segurança do trabalho”, completa.

Magalhães comenta que o primeiro sintoma de uma lesão auditiva é o zumbido: “A pessoa fica irritadiça, sujeita até a um aumento da pressão arterial. Às vezes é possível amenizar o problema se o médico for procurado rapidamente”, conclui.