Aluna é convidada pela Confederação Brasileira de Atletismo

17/03/2017 16:18:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Guga Malheiros

Solene Martins ocupa o terceiro lugar nacional de sua categoria

Começou a temporada de campeonatos de atletismo. Macaé está despontando talentos na modalidade. Neste sábado (18), os alunos participantes do projeto de Atletismo desenvolvido no Ciep Municipal Maringá (Campo do Oeste) vão disputar o Troféu André Domingos, na Vila Militar, no Rio de Janeiro. Os onze atletas também vão fazer parte do Troféu Arnaldo de Oliveira, que irá acontecer no dia 25, no mesmo local. Entre os integrantes das competições está a aluna Solene Martins, de 14 anos. Ela é considerada uma das maiores atletas do país e ocupa o terceiro lugar ranking nacional da modalidade lançamento do dardo na categoria sub-16, que integra alunos de 13 a 15 anos.

Além de ser apontada como uma das promessas do esporte, Solene foi recentemente convidada para receber acompanhamento específico no Centro Nacional de Treinamento de Atletismo no Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro. O espaço ligado à Confederação Brasileira agrega os melhores atletas de cada modalidade esportiva e busca descobrir e treinar jovens valores, dar espaço adequado para o treinamento de atletas de alto nível e acompanhar o programa Atletismo Escolar - que é realizado nos municípios. Mesmo com a pouca idade, a aluna-atleta confirma que a responsabilidade está cada vez maior. "Estou me empenhando e vendo que os resultados estão aparecendo. Vou continuar estudando no "Maringá", onde recebo todo apoio e carinho. Mas, o treinamento no Rio de Janeiro vai me ajudar bastante", conta.

A convocação da jovem se deve por acumular títulos diversos. Ela foi campeã estadual dos Jogos Escolares no Rio de Janeiro e medalha de bronze na etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude nos anos de 2015 e 2016.A terceira colocação torna Solene uma das competidoras mais importantes do Brasil. "Quero continuar me dedicando ao atletismo. Desejo aumentar minha marca, me tornar uma atleta em potencial e ter a oportunidade de participar de uma olimpíada. Vou me empenhar para realizar meu sonho", conta a estudante, que pretende obter índice para o Campeonato Sul-Americano sul-18, neste ano de 2017.

ATLETAS PARTICIPAM DE COMPETIÇÕES

Além de Solene (lançamentos do dardo e disco), outros atletas do projeto estão na mira da Confederação Brasileira de Atletismo e vão participar das competições deste sábado (18) e do dia 25. Entre eles estão Natan Portugal (110 metros com barreiras) e que alcançou a sexta colocação no ranking nacional nos anos de 2015 e 2016. Na lista também estão Kemylle Araújo de Oliveira (100 e 400 metros com barreira); Brayan Sardinha (pentaclo com as provas atléticas de 100 metros com barreiras, salto em altura, arremesso do peso, salto em distância e 800 metros rasos); Lucas Ornelas, na competição de 400 metros com barreiras e 400 rasos, além de Rebeca Luane Aguiar (80 metros com barreiras e 300 metros com barreiras) e Natan Portugal (110 metros com barreiras).

De acordo com o professor de Educação Física, Hiller Franco, com a participação nas disputas, os registros de resultados positivos dos representantes de Macaé aumentam as chances para ida em disputas internacionais. "Nossos alunos atletas fazem bonito não apenas no atletismo, mas em sala de aula com empenho nos estudos e na comunidade em que vivem. Todos estão de parabéns", conta.

MEDALHAS CONQUISTADAS

Hiller Franco lembra que nos últimos dias 10, 11 e 12, deste mês, os atletas de Macaé trouxeram medalhas. São eles Allan Xavier, que ganhou medalha de bronze no lançamento do dardo e 100 metros rasos; Natan Portugal, quarto lugar nos 110 metros com barreiras; Guilherme dos Santos que conquistou quinto lugar nos 200 metros rasos; Vinicius Josefino Fonseca, sexta colocação nos 5 mil metros rasos, além do quinto lugar no revezamento 4x100 com os atletas Allan Xavier, Guilherme dos Santos, Natan Portugal e Lucas Ornelas.

A previsão é que a partir do mês de abril, os integrantes do projeto também se envolvam em outras competições. E para fazer parte das disputas, os alunos treinam de segunda a sexta-feira, nas dependências do colégio e às terças, na academia do Ginásio Poliesportivo Engenheiro Maurício Soares Bittencourt. O projeto de Atletismo é desenvolvido no Ciep Municipal Maringá com as parcerias entre as secretarias de Esportes e Educação. O projeto conta com alunos a partir de 11 anos das redes públicas de Macaé.