Aluno da UFRJ/Macaé aprovado em Residência Médica na Unifesp

17/02/2017 15:45:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – campus Macaé Aloísio Teixeira, que funciona na Cidade Universitária, registrou mais um marco na sua história. O aluno Guilherme Guzman, do curso de Medicina, acaba de ser aprovado para Clínica Médica no Processo Seletivo para Residência Médica na Escola Paulista de Medicina (EPM) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), um dos mais concorridos programas de Residência Médica do Brasil que seleciona os melhores profissionais. Guilherme tem 26 anos e pretende se especializar em Cardiologia.

- Pretendo seguir os passos do Dr. Lécio Patrocínio, professor da disciplina de Cardiologia da UFRJ/Macaé, a quem tenho o maior respeito e gratidão pelos ensinamentos e, principalmente, incentivo dentro da graduação -, destacou Guilherme, que passou por provas escrita e prática que visam extrair do candidato a sua capacidade de como agir como médico num cenário quase real e identificar a sua postura diante do paciente.

Aluno 100% do curso de Medicina da UFRJ/Macaé, Guilherme lembra as primeiras dificuldades de implementação do curso, com problemas de infraestrutura e professores, mas, mesmo assim, segundo ele, a turma conseguiu inverter a situação conturbada e evoluiu, dissolvendo os problemas com muito estudo e determinação conjunta.

- Dentro da Unifesp espero continuar o que aprendi na UFRJ/Macaé, que é sempre procurar evoluir, seja como médico ou como pessoa. Estou indo embora para São Paulo, em março, quando já se iniciam as atividades da Residência, mas Macaé jamais sairá da minha história e da minha vida. Amo essa cidade e devo muito a ela -, destacou.

Medicina Macaé - O curso de Medicina da UFRJ/Macaé foi implantado em 2009, já formou quatro turmas e, em 2015, obteve nota quatro do Ministério da Educação (MEC), a máxima concedida a um curso que, na época da avaliação, ainda não tinha graduado nenhum aluno. No ano passado, o curso de Medicina da UFRJ em Macaé ficou em oitavo lugar nacional em nota de corte nas vagas oferecidas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) – um resultado bem positivo.

- Num curto prazo, o curso já começa a colher os frutos. Temos hoje, quatro turmas já formadas, com uma média de 110 alunos graduados e todos fazendo residência médica e trabalhando. O caso de Guilherme Guzman é apenas uma demonstração que não interessa o centro formador. Os alunos estão muito bem preparados -, diz o coordenador do curso de Medicina da UFRJ, Irnak Barbosa.

Funcionando na Cidade Universitária, gerida pela prefeitura, a UFRJ conta com 11 cursos de graduação no município (bacharelado e licenciatura em Ciências Biológicas e em Química; Enfermagem e Obstetrícia; Farmácia; Medicina; Nutrição; Engenharia Civil; Engenharia Mecânica; e Engenharia de Produção) e cinco cursos de pós-graduação a nível de Mestrado e Doutorado.