Alunos da Fábrica da Cidadania assistem palestra sobre inteligência humana e computacional

19/05/2009 14:18:19 - Jornalista: Grazielle de Marco

O que é inteligência, e como melhor desenvolvê-la. Quais os tipos de inteligência computacional existente. Esses são alguns dos tópicos que serão desenvolvidos durante a palestra Treinando a sua Inteligência, que será realizada nesta quarta-feira (20), às 18h, na Fábrica da Cidadania, pelo professor Doutor e Mestre em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ e secretário de Ciência e Tecnologia, Guto Garcia. A palestra será aberta ao público.

A palestra vai focar na inteligência humana, mas vai mostrar também os quatro pilares da inteligência computacional : as redes neurais, algoritmos genéticos, lógica fuzzy e inteligência artificial. Na inteligência humana, serão mostrados os hemisférios que o cérebro está dividido, e quais as atividades que predominam em cada um deles. Será realizado um teste que cada participante vai poder detectar qual hemisfério (direito ou esquerdo) que desenvolveu mais e o que fazer para melhorar o desenvolvimento do outro.

De acordo com Guto Garcia, existem pesquisas que comprovam que milhões de pessoas estão preparadas o bastante para trabalhos físicos. “Um em um milhão está preparado o bastante para um esforço intelectual efetivo e um único ser em cem milhões está para viver uma vida poética”.

O evento faz parte da programação do curso de Montagem e Manutenção de Microcomputadores e Redes, oferecido gratuitamente pela prefeitura através da Fabrica da Cidadania, da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia. As palestras têm como objetivo fornecer aos alunos parte do conteúdo teórico do curso.

Durante as aulas do curso de Montagem e manutenção de micros os alunos montam computadores, a partir de peças recicladas de máquinas doadas por instituições públicas e privadas, que são direcionados às Lan Houses Públicas e Escolas Municipais.

A Fabrica da Cidadania faz parte do projeto Macaé Inteligente, que hoje abrange também as 17 Lan Houses Públicas da prefeitura. “Quase tudo que aqui está é fruto de doação. Iniciamos com o recebimento de aparelhos por empresas ou pessoas. Cadastramos e vamos reciclando as peças para montar um que funcione.Em seguida essas novas máquinas são encaminhadas para as Lan Houses Públicas onde a população tem acesso gratuito à internet. Esse projeto é pautado no objetivo maior do prefeito Riverton Mussi, que é a inclusão digital”, disse José Vicente Rodrigues, coordenador do Projeto Macaé Inteligente.