Alunos da rede municipal participarão dos Jogos Escolares da Juventude

31/08/2015 14:54:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Moisés Bruno

Solene e Natan são atletas da rede municipal de educação

Dois atletas do Ciep Municipalizado Maringá (Campo do Oeste) participarão entre os dias 2 e 7 de setembro dos Jogos Escolares da Juventude, categoria A, que abrange alunos na faixa de 12 a 14 anos. São eles Natan Portugal e Solene de Paula Martins. A competição, um evento do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), vai acontecer no Centro de Formação Olímpica do Nordeste, em Fortaleza (CE). Os estudantes fazem parte do programa Atleta na Escola, uma parceria entre a Fundação de Esporte de Macaé (Fesporte), a secretaria de Educação e a unidade municipalizada.

Natan Portugal, 14 anos, considerado um dos seis melhores atletas do país na modalidade de atletismo, é campeão de 75 metros rasos e vencedor na modalidade 100 metros com barreiras. Por ser um dos atletas mais velozes do Estado do Rio, o aluno do 8º ano de escolaridade também vai participar da prova de revezamento 4x75 do estado junto com a equipe de estudantes-atletas de diversos estados. Ele ocupa as marcas de nove segundos e 26 centésimos na prova de 75 metros, além da marca de 14 segundos e 27 centésimos na competição de 100 metros.

Solene de Paula Martins, 13 anos, cursa o 7º ano de escolaridade, está na lista de campeã estadual no lançamento de dardos, modalidade em que ganhou reconhecimento como as quatro melhores do Brasil com as marcas de 32 metros e 90 centímetros. Também é ganhadora de medalhas na modalidade de lançamento de discos.

Apontados como promessas dos Jogos Escolares da Juventude, etapa nacional, Natan e Solene fazem questão de participar de todos os treinos e se dedicam aos estudos. “Esta é nossa vida. Comecei há três anos no projeto e não me vejo em outro esporte. Queremos seguir o atletismo. Sonhamos ser classificados para os Jogos Escolares Sul Americano”, disse Natan. Para o Secretário de Educação, Guto Garcia, a representação dos alunos na etapa nacional é a prova do reconhecimento do trabalho dos profissionais da Educação. “A atividade esportiva contribui para o desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem”, ressalta.

Categoria B - A rede municipal também conta com outras conquistas nos Jogos Estudantis do Rio de Janeiro (categoria B - 15 a 17 anos). A competição foi realizada no Centro de Estudos e Formação Adalberto Nunes (Cefan), no Rio, na última semana. Durante a programação, os alunos do Ciep Maringá foram classificados e se destacaram. Entre eles estão o estudante do 9º ano de escolaridade, Alan Xavier, 16 anos, que ganhou medalha de prata da categoria lançamento de dardos e a aluna do 9º ano, Tayanne da Costa, medalha de bronze da mesma categoria. Na lista de bons resultados também estão Vinícius Josefino, quarto lugar na categoria 3 mil metros; Guilherme de Souza, quarto lugar nos 100 metros e quinta colocação na prova de 200 metros; e Rubens Willy, quinto lugar em arremesso de peso.

Na etapa estadual, a equipe da rede municipal participou das seguintes competições: 100 e 200 metros, 110 metros com barreiras, três mil metros rasos, oito etapas com 100 metros rasos, salto em distância, arremesso de peso e 400 metros rasos. Os alunos também fizeram parte das provas de 100 metros com barreiras, salto em altura, lançamento de dardos e mil metros rasos.

Segundo o professor Hiller Franco, a participação dos estudantes foi importante para o contexto social, educacional e estilo de vida dos adolescentes. “Desde o início se empenharam. Foi muito treino, anseios e sonhos. Nada disso seria possível sem o apoio da direção da unidade, professores de Educação Física e representantes da Secretaria de Educação”, finaliza.

Treino - Os atletas do projeto “Atleta na Escola” treinam na academia do Ginásio Engenheiro Maurício Soares Bittencourt e no Ciep Municipalizado Maringá. Sob o olhar atento dos professores Hiller Franco e Leonardo Areas, cerca de 70 alunos, de nove a 20 anos, treinam em horários divergentes aos de aula e apresentam bom desempenho nos estudos.