Alunos da rede municipal recebem certificado do Proerd

06/07/2011 16:56:56 - Jornalista: Carlos Fernandes

Foto: Carlos Fernandes

Desenvolvido em parceria com a Polícia Militar, programa tem como objetivo a prevenção às drogas.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) realizou nesta terça-feira (5), às 15h, a formatura de 625 estudantes do 5º ano da rede municipal de ensino. Desde o início do ano, os alunos participaram de aulas com os instrutores do programa, onde foram abordadas questões relacionadas ao uso de drogas em geral, além de temas como auto-estima, segurança e violência. Com a entrega dos certificados, o objetivo é integrar uma grande rede de multiplicadores dessas informações preventivas.

O Proerd é desenvolvido pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro em parceria com a prefeitura de Macaé, através da Secretaria Municipal de Educação. A subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esporte, Conceição de Maria Rosa, que representou o secretário de Educação Guto Garcia, destacou a importância da parceria com instituições como a Polícia Militar, enfatizando ainda que a realização de ações conjuntas ajudam a manter crianças e adolescentes afastados das drogas.

- São ações preventivas que estamos levando até estas crianças. O Proerd ensina as crianças a resistirem através da prevenção, da orientação e transformando estas crianças em multiplicadores destas informações. E essa parceria é legal, porque o papel da Educação é exatamente o de abrir as portas para que estes projetos entrem nas escolas e tragam resultados. Agora cabe aos alunos colocarem o que aprenderam em prática, comentou.

A cerimônia de entrega dos certificados do Programa aos alunos das 24 turmas das escolas da rede foi realizada na Igreja Batista Getsêmani, no bairro Visconde de Araújo. No entanto, de acordo com o Coordenador Técnico do Proerd no Rio de Janeiro, tenente Antonio Luiz Pereira Lima, as lições transmitidas aos estudantes no período de aulas foi uma semente plantada e que o apoio das famílias é fundamental para o crescimento saudável dos jovens:

- As lições aprendidas durante o curso devem permanecer como uma semente no coração destas crianças e ela deve ser regada pelo alerta dos pais aos filhos. Vamos vencer a luta contra as drogas, mas para que isso aconteça, essa luta deve começar dentro de casa.

Para Carla Alves, mãe da aluna da Escola Municipal Interagir, Nicolle Gervásio, de 11 anos, o Proerd é importante para o desenvolvimento crítico dos jovens, o que lhe permite se sentir mais segura: “Com as aulas do Proerd, além dela aprender a analisar o quanto drogas e bebidas alcoólicas são ruins e de poder replicar este aprendizado, o mais importante é que tenho certeza que já sabe se defender de convites maldosos”, afirmou.

Além da presença de representantes da Secretaria de Educação, da Polícia Militar e dos pais dos alunos, ainda participaram da cerimônia de entrega dos certificados representantes da Coordenadoria de Políticas Sobre Drogas, representados pela coordenadora Magda Soraia.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas constitui uma forma de atuação das Polícias Militares, voltada para a prevenção ao uso indevido de drogas, às ações de vandalismo e formação de gangues entre jovens. O programa tem por base, o D.A.R.E. (Drugs Abuse Resistance Education), desenvolvido em Los Angeles (EUA). No segundo semestre deste ano, o programa terá continuidade nas escolas municipais com novas turmas.