Alunos de Capoeira do Elza Ibrahim promovem projeto Eco Berimbau

22/11/2011 16:44:12 - Jornalista: Carlos Fernandes

O diálogo corporal, a necessidade de agir, tempo, ritmo, compreensão da filosofia de jogo, são princípios fundamentais ensinados dentro da capoeira. Para o corpo também é perfeito, já que os movimentos mexem com todos os músculos, desenvolvendo boas condições físicas e desenvolve o sistema cardiorrespiratório. Além de todas estas qualidades, a capoeira ainda ajuda a desenvolver a criatividade, além da consciência sócio-ambiental.

— Atividades como a capoeira auxiliam o desenvolvimento geral dos alunos, com relação à saúde física, emocional e intelectual. E elas se tornam ainda mais importantes a partir do momento que trabalham os aspectos sociais importantes para melhoria da qualidade de vida e para a formação de cidadãos — disse o secretário de Educação, Guto Garcia.

Prova disso é o projeto “Eco Berimbau”, que será realizado no Colégio Municipal Professora Elza Ibrahim, nesta sexta-feira (25) a partir das 9h30, e no período da tarde, a partir das 15h. A ação é realizada pelos quase 50 alunos que integram as aulas de capoeira que acontecem no contra turno da unidade de ensino. Nela, os estudantes aprenderão a montar berimbaus com materiais recicláveis.

Originalmente, o berimbau, que é um elemento fundamental na capoeira, já que comanda a roda, dita o ritmo e o estilo de jogo, é constituído por uma vara em arco e um fio de aço (arame) preso nas extremidades. Na sua base é amarrada uma cabaça com o fundo cortado que funciona como caixa de ressonância. O tocador utiliza uma pedra ou uma moeda, para pressionar o fio, enquanto uma varinha percute a corda.

— Durante o ano letivo, foram trabalhados diversos elementos, como alongamento, ginga, movimentação e música. Agora estamos ensinando-os como montar os instrumentos utilizados na capoeira. Por isso surgiu a idéia de realizarmos um mutirão para recolhermos materiais recicláveis em obras e até mesmo em casa – explicou Mestre Dino.

Para a montagem dos berimbaus serão utilizados canos para as vergas, garrafas PET’s para as cuias e arames retirados de pneus para a conclusão da montagem dos instrumentos. “Nossa idéia é que estes instrumentos sejam utilizados em uma Orquestra de Ecobrimbau que montaríamos com os alunos do Elza Ibrahim. Queremos treiná-los para realizar a primeira apresentação na escola no final do ano, mas depois dar continuidade visitando outras escolas e instituição como a Casa do Idoso, onde já realizamos apresentações”, completa Mestre Dino.

Mestre Dino destaca a importância do ensino da capoeira na rede, pois a atividade auxilia, não só no bem estar do aluno, mas também em sua formação como cidadão. “A cultura da capoeira que é genuinamente brasileira e tem como base a educação e a disciplina. A inserção da capoeira na educação é muito importante, pois além da saúde, enfatiza a promoção da cidadania e a inclusão”, salienta.